Micorcrédito no Brasil

4786 palavras 20 páginas
História do Microcrédito
A primeira manifestação de microcrédito da qual se tem notícia ocorreu no sul da Alemanha em 1846. Denominada Associação do Pão, ela foi criada pelo pastor Raiffeinsen que, após um rigoroso inverno, deixou os fazendeiros locais endividados e na dependência de agiotas. O pastor cedeu-lhes farinha de trigo para que, com a fabricação e comercialização do pão, pudessem obter capital de giro. Com o passar do tempo, a associação cresceu e transformou-se numa cooperativa de crédito para a população pobre. http://microcredito.wordpress.com/origem-do-microcredito/ O Brasil foi um dos primeiros países no mundo a experimentar o microcrédito para o setor informal urbano. Em 1973, nos municípios de Recife e Salvador, por iniciativa e com assistência técnica da organização não governamental Accion Internacional, na época Aitec, e com a participação de entidades empresariais e bancos locais, foi criada a União Nordestina de Assistência a pequenas organizações, conhecida como programa UNO.

https://www.bcb.gov.br/htms/public/microcredito/microcredito.pdf

As exigências e as burocracias do programa UNO eram formuladas de acordo com o perfil e características dos pequenos empreendimentos, majoritariamente informais. Com a liberação dos pequenos empréstimos nas unidades produtivas, ou seja, nos pequenos negócios, uma equipe de técnicos e consultores, do programa UNO, acompanhava o processo de utilização dos recursos financeiros. Orientando, o pequeno empreendedor, na melhor forma de aplicação do crédito.
Os técnicos da UNO, em seus acompanhamentos, não adotavam a postura de fiscalização. Ao contrário, eram facilitadores do conhecimento de gestão empresarial, que proporcionava um impacto positivo nas atividades empreendedoras. Possibilitando o trabalhador, por conta própria, demandante dos recursos, honrar com os seus compromissos financeiros e desenvolver a sua atividade produtiva. Resultando também, na promoção e melhoraria da qualidade de vida,

Relacionados