MICHELE

Páginas: 13 (3206 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
MICHELE SILVA TAVARES



FORDISMO
Conceitos de Ford na atualidade e o novo capitalismo.












Itabuna
2015






MICHELE SILVA TAVARES




fORDISMO

Conceitos de Ford na atualidade e o novo capitalismo.

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para as disciplinas Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.







Itabuna
2015






Sumário


1 Introdução 4
2 Desenvolviento 5
3 Conclusão 6
4 Referencias Bibliograficas 7

























INTRODUÇÃO




Henry Ford teve a perspicácia de compreender o mundo a sua volta e o que ele demandava, juntandoassim ideias que formam o método fordista de gerenciamento de empresas O modelo Fordismo para controle organizacional foi muito importante para a história da administração em geral. Dentre essas idéias as principais características do Fordismo que valem a pena ser relembradas são a fabricação em massa, queda da necessidade de mão de obra qualificada, baixos salários, e trabalhos repetitivos edesgastantes. O Fordismo teve seu inevitável decesso quando foi substituído pelo Toyotismo (Taiichi Ohno) que visava a produção de acordo com a demanda, sem desperdícios desnecessários de produtos. 
Ainda podemos achar algumas ideias e métodos que se basearam ou se inspiraram no trabalho de Henry Ford. Apesar do Fordismo não ser o modelo mais adequado para as organizações de hoje em dia, Um dosprincipais exemplos do uso do fordismo está nas grandes redes de fast food. Dentre estas redes resolvemos escolher uma que possui grande influencia grande market share e que se encaixa perfeitamente para podermos falar de Fordismo nas empresas atuais, o McDonald’s que começou em Chicago nos EUA como uma lanchonete comum e atualmente possui 31,8 mil restaurantes ,1,6 milhões de trabalhadores e 45 bilhõesde faturamento.







Com boas idéias na cabeça e alguns dólares no bolso, Ford fundou a Ford Motor Company em 1903 juntamente com mais 11 investidores que acreditaram na teoria do Fordismo.
Pagar bem aos funcionários era um dos princípios básico do Fordismo, então assim que iniciou as atividades da sua montadora de carros, uma das primeiras medidas de Ford foi pagar 5,00 dólares por dia aosseus funcionários. Apesar de parecer pouco para os dias de hoje, na época os especialistas em administração de empresas ficaram assustados: ningúem nunca pagou um salário tão alto para um operário de fábrica!
Um outro principio do Fordismo era demonstrar que carros de alta qualidade tecnológica poderiam ser produzidos a um preço barato, um protótipo produzido pela Ford Motor Company bateu em 1904 orecorde de velocidade terrestre até então andando 1 milha (aproximadamente 1,6 kilometros) em 39,4 segundos (quase 140 quilômetro por hora!)
Por pagar bem aos empregados aconteceu um fato interessante: os melhores mecânicos e profissionais de engenharia mecânica dos Estados Unidos acabaram todos indo para a Ford Motor Company, isso aumentou muito a capacidade tecnológica da empresa e permitiu queem poucos anos eles já estivessem lançando os melhores carros da América (superioridade tecnológica para baixar custos, outro princípio do Fordismo).
No inicio do século XX, antes da introdução do Fordismo a indústria de automóvel era voltada para o público rico. Os automóveis eram um artigo extremamente raro e luxuoso que somente os ricos poderiam ter, custavam o preço de uma casa e exigiam umamanutenção muito cara também. Não havia estimulo para a evolução tecnológica dos carros, pois poucos eram vendidos, então na época em que Ford fundou a sua empresa, os modelos eram praticamente os mesmos de 50 anos atrás. Assim sendo, Ford visualizou a sua grande chance de se destacar na administração de empresas e mudar para sempre o mundo ocidental.
Para poder ganhar mais dinheiro, Ford...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Michele
  • Michele Capra
  • Michele Idoso
  • Michele Silva
  • michele rocha
  • RELATORIO MICHELE
  • Michele Juri
  • MICHELE Int

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!