Michelangelo

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Renascimento
Michelangelo Buonarroti – Divino Maravilhoso. O gênio.
“A escultura é a arte de representar a matéria”.
“O amor é a asa veloz que Deus à alma para que ela voe até o céu”.“Bem vindo é o sono, mais bem-vindo o sono de pedra. Enquanto crime e vergonha continuam na terra; minha sorte feliz, não ouvir ou ver; não me acordem – por piedade, sussurrem baixo”.
Até ofinal da Idade Média a Igreja dominava a produção do conhecimento, e Deus era o centro do universo. Com o desenvolvimento econômico, social e político, surgiu um grupo de intelectuais interessados emcombater a ordem e a hierarquia do mundo medieval, influenciando não só a vida social da época, mas também a arte, visto que, esta reflete a realidade histórica, pois o artista manifesta em suas obrasa moral e a ética de seu mundo.
Buscando compreender os fatores políticos – religiosos que influenciaram a arte renascentista manifestada por Michelangelo, bem como a contribuição para aformação cultural da sociedade, é através da avaliação da origem passada para os dias de hoje, e de análise bibliográfica, que apresentamos o período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, apontandoa nova concepção de vida que surgiu com a Renascença.
A transição do convencionalismo católico para a ideologia humanista, onde o homem era visto como ser dotado de liberdade e capacidadeindividual gerou um conflito político cultural transmitindo à humanidade outro tipo de conhecimento, além de uma nova estrutura social.
Grande representante das artes plásticas do RenascimentoItaliano, obras de Michelangelo, Renascimento Cultural, afrescos da Capela Sistina, Davi, Pietá, mecenas e mecenato, esculturas afrescos, pinturas e quadros.
A Réplica da obra Davi foi um dos principaistrabalhos do artista.
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ou Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Michelangelo
  • Michelangelo
  • michelangelo
  • Michelangelo
  • Michelangelo
  • Michelangelo
  • Michelangelo
  • Michelangelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!