MICHEL FOUCAULT

Páginas: 10 (2312 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA
Discente: Ana Heloiza Farias Pereira

FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In:________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 117-141.
Michel Foucault dá início ao texto apresentando o idealsoldado no começo século XVII e metade do século XVIII, o primeiro “[...] O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem”, além disso, o autor menciona que nesse período o soldado era visto como um homem forte o orgulho. Já período “[...] o soldado tornou-se algo que se fabrica”, de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se amáquina de que se precisa; ”. Assim, as suas posturas poderiam ser vagarosamente moldas. A partir disso, Foucault aponta que durante a época clássica houve a descoberta do corpo como objeto e alvo de poder. Dessa forma, era facilmente perceptível vestígios dessa atenção dedicação ao corpo, “ [...] ao corpo que se manipula, se molda, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças semultiplicam.
Por sua vez, Foucault abalizando dois registros, no anátomometafísico, sendo as primeiras páginas escritas por Descartes na qual ele descreve que médicos, os filósofos são constituídos por um conjunto de regulamentos militares, escolares, hospitalares e por meio desses processos empíricos e refletidos para controlar ou corrigir as operações do corpo. Então trata-se de registros bemdistintos sendo eles submissão e utilização. Ainda, La Mettrie expõe a redução materialista da alma e uma teoria geral do adestramento – “docilidade”. “É dócil o corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. “.
Um ponto importante apontado por Foucault, é em relação sobre a modalidade que propicia uma coerção ininterrupta sobre os processos dasatividades mais seu resultado e se exerce de acordo com uma codificação que esquadrinha ao máximo o tempo, o espaço, os movimentos; “tais métodos possibilitam o controle minucioso das operações do corpo , que realizam a sujeição constante de suas forças e lhe impõem uma relação de docilidade-ulitidade, são o que podemos chamar as “disciplinas”. Explanando que os métodos disciplinares que existiam háum dado e logo tempo e por uma relação de submissão altamente codificada, porém que se diferenciam de termos como domesticidade e da escravidão, uma vez que, os termos têm conceitos bem distintos.
Para Foucault, “ A disciplina procede em primeiro lugar à distribuição dos indivíduos no espaço. Para isso, utiliza diversas técnicas: a primeira seria a disciplina às vezes exige a cerca, presente nasespecificações de um dado lugar heterogêneo a todos os outros e fechado em si mesmo, ele menciona que são os colégios e quartéis onde há inúmeras posturas controladas e disciplinadas. A segunda distribuição é o princípio da clausura sendo não é constante, nem indispensável, nem suficiente nos aparelhos disciplinares. Princípio da localização imediata ou do quadriculamento. Cada indivíduo no seulugar, e em cada um lugar, um indivíduo. E a disciplina organiza-se em um espaço analítico. A regra as localizações funcionais é a terceira distribuição vai pouco a pouco, nas instituições disciplinares, codificar um espaço que a arquitetura deixa geralmente livre e pronto para vários usos. A quarta distribuição na disciplina, os elementos são intercambiáveis, pois cada um se define pelo lugar queocupa na série, e pela distância que o separa dos outros. Disciplina como arte de dispor em fila, técnica de transformação dos arranjos.
Em seguida Foucault, menciona sobre o ordenamento espacial do homem; taxinomia, espaço, disciplinar, dos seres naturais; quadro econômico, movimento regulamentado das riquezas. Esses aspectos permitem com que os indivíduos controlem o uso de um conjunto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Michel Foucault
  • Michel foucault
  • Michel Foucault
  • Michel Foucault
  • MICHEL FOUCAULT
  • Michel Foucault
  • Michel Foucault
  • Michel foucault

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!