Michel Foucault Vigiar e Punir

Páginas: 23 (5736 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS





JOCIANI PANASSOL DOS SANTOS CELLA















MICHEL FOUCAULT: VIGIAR E PUNIR – HISTÓRIA DA VIOLÊNCIA NAS PRISÕES.























Xanxerê
2012
JOCIANI PANASSOL DOS SANTOS CELLA




















MCHEL FOUCAULT: VIGIAR E PUNIR – HISTÓRIA DA VIOLÊNCIA NAS PRISÕES.


Trabalho da disciplina de Históriadas Instituições Jurídicas, Curso de Direito, Área das Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê.


Professor: Miguel Ângelo da Silva Costa









Xanxerê
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2 TÍTULO PRINCIPAL..............................................................................................5
2.1 SUBTÍTULO............................................................................................................5
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................17REFERÊNCIAS.........................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer uma pesquisa mais aprofundada da historicidade do Direito Penal. Em meados do século XVIII havia indícios que o condenado por cometer um crime era terrivelmente torturado e morto, e que isso acontecia por que o direito de mandado estava nas mãos do rei e/ou soberano. As fases do Direito Penal até chegar ao Direito que conhecemos hoje,pois, a primeira coisa que acontece quando o indivíduo comete um crime ele vai direto ao presídio e/ou condenado, preso. E por que isso é o melhor remédio? Será que um indivíduo naquela época – séc. XVII era morto, decapitado, queimado vivo?
Esse é o principal objetivo que tenho no decorrer desse trabalho, como havia dito antes, a historicidade do Direito Penal.
































2Vida biográfica de Michel Foucault: Paul-Michel Foucault, nascido em 15 de outubro de 1826, Paul era o nome de seu pai, porém, Michel não tinha um bom laço afetivo com o seu pai e mais tarde tirou o Paul. Era apaixonado pela história e pela literatura o que o fez desistir da faculdade de medicina como, os seus pais o queriam que Michel seguisse essa carreira por ter a família que seguiu esse caminho.O que fez com que dedicasse ao estudo de filosofia, o que fez chegar a Paris em 1945, ali teve um grande encontro com grandes filósofos como Karl Marx, Nietzsche e Freud.
Depois de um período conferencista na ENS (1951-1955), Foucault ausentou-se da França por cinco anos. Durante esse exílio a que se obrigava, viveu na Suécia, Polônia e Alemanha antes de regressar a seu país em 1960 na função dediretor do Institut de Philosophie da Faculte de Lettres de clermont-Ferrand. A essa altura de sua carreira, seu envolvimento político era pelo menos tão significativo quanto sua destreza acadêmica. Foucault era um jovem adido cultural promissor que mantinha ligações com certos diplomatas do novo governo de Charles de Gaulle. Em meados da década de 60, o jovem Foucault granjeara a reputação deestruturalista brilhante e de nova estrela da constelação intelectual francesa. Todavia, quando a revolta estudantil de esquerda abalou os alicerces do gaullismo em maio de 1968, Foucault aliou-se a um grupo maoísta radical. Depois de uma estada na Tunísia entre 1966 e 1968, Foucault voltou a Paris em 1969 para lançar sua bem-sucedida candidatura a uma cadeira no Collège de France. De seu posto nopináculo do sistema acadêmico francês, ele não somente dedicou-se a escrever como também se envolveu em atividades políticas e fez viagens ao Irã, Polônia e aos EUA. Na Califórnia, Foucault deu plena vazão aos seus impulsos homossexuais.
No dia 25 de junho de 1984 morria o intelectual mais famoso e singular do mundo. Em certo sentido, a morte de Michel Foucault aos 57 anos assinalava a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir
  • Michel foucault
  • Michel Foucault, Vigiar e Punir
  • Vigiar e punir Michel Foucault
  • Vigiar e punir (foucault, michel)
  • Michel Foucault vigiar e punir
  • Michel Foucault, Vigiar e Punir, Análise
  • resumo vigiar e punir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!