Michael Foucalt e o poder

Páginas: 4 (824 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Índice
1- A teoria de Foucault sobre o poder.
2- Vigiar e punir
3- Conclusão
4- BibliografiaA teoria de Foucault sobre poder

A proposta filosófica de Michel Foucault é com certezarevolucionária e original, tendo como objeto de estudo o poder e suas formas de manifestação.
Este filósofo de nosso tempo concebe o poder não de maneira vertical ou mesmo maniqueísta em uma dialéticaentre “opressores” ou aqueles que exercem o poder e “oprimidos” aqueles que sofrem com a coerção do mesmo.
Para Foucault não existe algo unitário ou global que chamamos de poder, mas sim, formasdíspares, heterogêneas em constante transformação, o poder é uma prática social e, como tal, constituída historicamente, logo, as práticas ou manifestações de poder variam em cada época ou sociedade.Para Foucalt toda teoria é provisória, acidental e dependente do estado de desenvolvimento da pesquisa, aceitando seus limites. Poderíamos entender que as teorias propostas anteriormente sobre oexercício do poder não são falsas ou errôneas, mas deram conta de explicar a sociedade de seu tempo. O próprio filósofo aceita que suas teorias também são provisórias e possíveis de serem refutadas ou mesmoderrubadas.
Segundo Foucault, o poder não emana unicamente do sujeito, mas de uma rede de relações de poder que formam o sujeito, dentre outros elementos, tal como o discurso, a arquitetura ou mesmo aprópria arte. O poder é concebido como uma rede, não nasce por si só, mas de relações sociais. Outro aspecto inovador da teoria de Foucault é observar este mesmo poder como algo muitas vezes positivo,inerente a natureza humana, manifestado em pequenas coisas, através de pequenos dispositivos.










Vigiar e punir

Na obra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • michael foucalt
  • A microfísica do poder de Michel Foucalt
  • Microfísica do poder
  • O sujeito e o Poder
  • Poder disciplinar (foucalt)
  • TRABALHO, BASEADO NO LIVRO “VIAGIAR E PUNIR” DE MICHAEL FOUCALT
  • Resenha do livro Vigiar e Punir-Michael Foucalt
  • foucalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!