Michael Faraday

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014


Biografia, contribuições científicas e religião relacionada ao cientista Michael Faraday

Michael Faraday

Michael Faraday (1791-1867)
Michael Faraday foi um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica.
Filho de um modesto ferreiro, aos 14 anos Michael Faraday foi trabalhar como aprendiz numa loja de encadernação. Nessa época, sua instruçãolimitava-se aos rudimentos da aritmética e a algumas noções elementares de linguagem.

Familiarizando-se com os livros, Faraday passou a interessar-se pela leitura das obras científicas, particularmente as de química.
O início da carreira científica
Foi através da ajuda de um de seus clientes (William Dance) que, em 1812, Faraday assistiu a uma série de quatro conferências do químicoHumphryHYPERLINK "http://www.chemheritage.org/%20EducationalServices/chemach/eei/hd.html" HYPERLINK "http://www.chemheritage.org/%20EducationalServices/chemach/eei/hd.html"Davy, na Royal Institution. Ele anotou cuidadosamente essas conferências e enviou uma cópia para o conferencista, lhe pedindo um emprego em qualquer função relacionada à atividade científica. Em março do ano seguinte, com a demissão de umassistente, Faraday conseguiu o emprego. Então, aos 22 anos, Faraday se tornou assistente de Humphry Davy em seu laboratório na Royal Institution de Londres.
Davy foi um químico brilhante e seu laboratório era um dos mais bem equipados da Inglaterra. Com ele, Faraday fez um estudo sobre o cloro, experiências sobre difusão de gases e liquefação, dentre tantas outras atividades. Em outubro de 1813,Faraday acompanhou Davy em uma viagem pela França, Itália e Suíça, onde conheceu importantes cientistas de diferentes áreas (como Alessandro Volta e Joseph Gay-Lussac) e aprendeu a “ver” e “pensar” os problemas científicos. Durante vários anos, ele apenas auxiliou Davy em seus estudos em Química e foi assim que adquiriu uma grande habilidade experimental.
         Essa habilidade o levou aoestabelecimento das leis básicas da eletroquímica, considerada uma importante contribuição ao desenvolvimento da Química. No entanto, foram suas pesquisas em outro ramo das ciências, na Física, que o tornaram mundialmente famoso.
Descobertas na Física
Faraday foi quem iniciou os estudos a respeito desta íntima relação entre eletricidade e magnetismo. O trabalho teve reconhecimento por intermédio de suapublicação no ano de 1821, e foi intitulado como “A Rotação Eletromagnética” (princípio responsável pelo funcionamento do motor elétrico).
Faraday criou o primeiro motor eletromagnético e descobriu em 1831 a indução eletromagnética.
Utilizando um anel de ferro doce, no qual enrolou duas espiras, uma na metade superior e outra na inferior, uma das quais ligada a um galvanômetro, Faraday verificouque, se uma corrente elétrica passava na primeira espira, a outra era igualmente percorrida pela corrente, nos exatos momentos em que abria ou se fechava o circuito.

Faraday demonstrou, ainda, que as correntes induzidas não são criadas por influência do campo eletromagnético, mas pelas variações do campo ou pelos deslocamentos do circuito no campo.

As experiências que Faraday realizou,visando à caracterização das propriedades dos campos eletromagnéticos, conduziram-no, por volta de 1838, à definição da corrente elétrica como o resultado da vibração provocada pelas rápidas alternâncias da tensão nas moléculas dos bons condutores.

Mais tarde, em 1845, renunciou a essa hipótese das tensões eletrostáticas, voltando a atenção para o estudo das tensões eletromagnéticas.

Descobriu,então, que o plano de polarização de um feixe de luz polarizada, que atravessa um bloco de vidro, gira quando submetido a um forte campo magnético.

Verificou também que o ângulo de rotação do plano de polarização está relacionado ao módulo do campo magnético e com a espessura da substância, e depende ainda de uma constante, conhecida como constante de Verdet, e que é uma propriedade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MICHAEL FARADAY
  • Michael Faraday
  • Michael Faraday
  • Michael faraday
  • Michael Faraday
  • michael faraday
  • Michael faraday
  • Michael faraday

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!