Micaelaaa

845 palavras 4 páginas
História

D. José I

Micaela Alexandra Branco Vieira 8º ano
Turma: A Nº13 – 2013/02/18
ÍNDICE

Introdução………………………………………………………………Pág. 3
Desenvolvimento…………………………………………….………….Pág. 4
Reinado………………………………………………………….Pág.5/6
Os seus feitos……………………………………………………Pág.7/8
Conclusão……………..…………………………………….……………Pág. 9
Bibliografia………...……………………………………….……………Pág. 10

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será o de dar a conhecer o quem era D. José I
Escolhi o tema “ D. José I” devido ao interesse da sua história e porque gosto muito de histórias antigas sobre reis, rainhas, navegadores e etc.. Não houve muita dificuldade na pesquisa do tema.

Desenvolvimento

O seu nome completo era José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança, nasceu em Lisboa a 6 de junho de 1714 e faleceu a 24 de fevereiro de 1777 com 64 anos, era filho de EL- Rei D. João V e da rainha D. Maria Ana de Áustria.
Tinha apenas 14 anos quando foi contratado o seu casamento com a princesa espanhola D. Mariana Vitória, casou-se a 19 de janeiro de 1729, Foi aclamado rei a 7 de setembro de 1750 devido á morte do seu pai, foi o vigésimo quinto rei de Portugal.

Reinado

Reconhecendo o elevado valor de Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal), pelos seus feitos como embaixador na época de seu pai, D. José chamou-o para seu lado como primeiro-ministro, entregando-lhe com a máxima confiança a administração do reino, Marquês de Pombal, organizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno, No 1.º dia de Novembro de 1755, cinco anos depois da aclamação do rei, deu-se a lamentável catástrofe do grande terramoto, que deixou Lisboa em ruínas, diz-se então, que foi depois do terramoto que, começa o grande poder de Marquês de Pombal, depois de tal catástrofe, Marquês de Pombal tomou as melhores providências perante a

Relacionados