MIC IN e LINE IN em mesas de som uma tremenda confus o

5207 palavras 21 páginas
MIC IN e LINE IN em mesas de som: uma tremenda confusão
Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro

Em sonorização, basicamente temos dois tipos de fontes sonoras que ligamos nas mesas de som: microfones e instrumentos.
Microfones existem dos mais variados tipos e formatos. A maioria é feita para voz, mas existem inúmeros feitos para uso específico com instrumentos musicais, aliás, muitos feitos especificadamente para um determinado tipo de instrumento. Mas ainda assim, é tudo microfone.
Já quando falamos em instrumentos, a coisa complica, porque existem vários tipos. Existem os instrumentos acústicos, que produzem som por si só. Em geral, são dotados de caixas ou tubos de ressonância (o “corpo” de um violão é sua caixa de ressonância), que amplificam o som das cordas ou peles vibrando ou do ar passando, caso dos instrumentos de sopro.
Só que os instrumentos acústicos, em sonorização, geralmente são microfonados. Ou seja: para levarmos estes equipamentos à mesa de som, precisamos de microfones. Então, para o entendimento deste artigo, não vamos nos ater a este tipo de instrumento, já que estamos interessados é no meio dele chegar à mesa de som, que no caso é através de um microfone.
Então, quando falamos em “instrumentos”, lá no primeiro parágrafo, estamos nos referindo aos instrumentos elétricos. Os “elétricos” são versões de instrumentos clássicos onde a caixa de ressonância foi substituída por um captador eletromagnético. Como exemplo, temos o contrabaixo elétrico, a guitarra elétrica, pianos elétricos. Recentemente vi pela primeira vez um violino elétrico.
Quando os instrumentos elétricos tem apenas captadores eletromagnéticos, são chamados de elétricos
“passivos”. Quando, além dos captadores, há circuitos eletrônicos alimentados por energia elétrica (fonte de alimentação ou pilhas/baterias), como nos casos dos contrabaixos e guitarras com captadores ativos, eles são chamados de instrumentos elétricos “ativos”.
Também existem os instrumentos eletrônicos (também

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas