Miastenia Gravis

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013
1)Quais são os fatores responsáveis pela manutenção do potencial de repouso da membrana celular?
Resposta:os principais fatores responsáveis pelo potencial de repouso da membrana celular são:
-Apresença de ânions intracelulares impermeáveis à membrana, como proteínas, fosfatos(componentes de moléculas como ATP,DNA,RNA e diversas proteínas);
-A bomba de Na+/K+, que é eletrogênica , uma vez quebombeia 3 íons sódio para fora da célula e 2 íons potássio para dentro, contra o gradiente de concentração.
-E o principal motivo se deve à alta permeabilidade da membrana celular ao potássio no repouso: devido à força de difusão, começa a sair potássio da célula até que essa força se equilibre com a elétrica(potencial de equilíbrio do íon).Essa pequena saída de potássio já contribui para deixara superfície interna da membrana mais negativa. Além disso ,a alta concentração de potássio intracelular, não deixa o potencial de membrana ser tão negativo.
2)O estado de repouso elétrico pode ser mantido por fatores que se relacionam às forças de difusão e elétrica. Explique qual é o sentido dos vetores dessas forças para cada um dos itens abaixo e os motivos de suas concentrações nas célulasse manterem como conhecemos.
a)potássio
b)proteínas intracelulares
c)sódio
RESPOSTA
a)potássio: força de difusão apontando para o espaço extracelular(de acordo com o gradiente de concentração) e força elétrica apontando para o intra (atração de ânions intracelulares e repulsão de íons sódio extracelulares).Sua concentração na célula se mantém como conhecemos devido à alta permeabilidade damesma a esse íon no repouso e à existência da bomba de sódio e potássio.
b)proteínas intracelulares :ambas as forças elétricas e de difusão apontam para o espaço extracelular, porém o impedimento físico(devido ao seu tamanho relativamente maior) nào permite essa passagem.
c)sódio: ambas as forças de difusão(de acordo com o gradiente de concentração) e a elétrica (devido à atração do meio negativointracelular) apontam para o espaço intracelular.Porém ,se os canais de sódio estiverem fechados ,tais íons não entrarão na célula. Além disso ,a existência da bomba de Na+/K+, faz com que esse íon esteja mais presente no meio extracelular.
3)Defina o que é potencial de equilíbrio do íon potássio e qual sua relação com o potencial de repouso da membrana.
RESPOSTA: potencial de equilíbrio de umcerto íon, é aquele no qual as forças elétricas e de difusão atuantes sobre esse íon produzem resultante igual a zero Sendo assim, não haverá movimento desse íon através da membrana celular. O potencial de equilíbrio do íon potássio é por volta de -94mV, o qual é muito próximo do potencial de repouso celular.

4) Sabe-se que a figura abaixo é um dos possíveis gráficos de um Potencial de Ação deuma célula excitável. Explique o que cada etapa representa e os principais eventos responsáveis por sua ocorrência.

RESPOSTA
REPOUSO: corresponde ao momento em que não há alteração da DDP da membrana ,seja pelo equilíbrio das forças atuantes em determinados íons, seja pela impossibilidade de estabelecimento de correntes iônicas(canais fechados).
DESPOLARIZAÇÃO: há abertura de canais de sódio,e a entrada desses íons, promove uma diminuição da DDP.
REPOLARIZAÇÃO: ocorre a abertura de canais de potássio, acelerando o efluxo desseíon, promovendo a recuperação da polaridade negativa da face interna da membrana.
HIPERPOLARIZAÇÃO: a saída de potássio se mantém por um certo tempo, causando uma DDP maior que a de repouso, a qual é readquirida pela atuação da bomba de Na+/K+.
5) Comentesobre o tipo de transporte envolvido na absorção de glicose.
RESPOSTA: a glicose é absorvida no TGI por transporte ativo secundário, ou seja, o transporte passivo de sódio(a favor do gradiente de concentração) fornece energia necessária para o transporte acoplado(co-transporte) de glicose, a qual parte para o interior do enterócito, de onde passa à corrente sanguínea por difusão facilitada pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miastenia Gravis
  • Miastenia Gravis
  • Miastenia Gravis
  • miastenia gravis
  • Miastenia gravis
  • Miastenia gravis
  • Miastenia Gravis
  • Miastenia Gravis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!