Miastania Gravis

682 palavras 3 páginas
Miastania Gravis

1.Caracterizacao da doença.
Miastenia gravis (MG) é uma doença crônica, autoimune da porção pós-sináptica da junção neuromuscular, caracterizada por fatigabilidade anormal de músculos estriados, podendo acometer grupos musculares isolados ou tornar-se generalizada (dificuldade da passagem do impulso nervoso que promove a contração do músculo). A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas acomete mais as mulheres do que os homens, entre 20 e 35 anos. Depois dos 60 anos, essa relação se inverte. A incidência é de dois a cinco casos por milhão de indivíduos ao ano. Há duas formas da doença: a autoimune, ou adquirida, e a congênita. (afeta músculos controlados voluntariamente, portanto não afeta músculos do coração.)

2.Fatores desencadeantes (possíveis causas da doença)
Distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos. A causa pode ser a falta de uma proteína no nervo que não deixa liberar acetilcolina, ou um defeito na proteína do receptor da acetilcolina (por mutação genética) no músculo ou na enzima que retira o excesso desse neurotransmissor. Muitos casos estão associados à hiperplasia (aumento do número de células num órgão ou num tecido) ou tumor do timo. A doença piora com exercício, infecções, menstruação, ansiedade, estresse emocional e gravidez.

3. Eventos imunológicos envolvidos, (causas da autoimunidade)
Nessa doença, o sistema imune produz anticorpos que atacam os receptores localizados no lado muscular da junção neuromuscular. Os receptores lesados são os que recebem impulso nervoso por meio da ação da acetilcolina, que é um neurotransmissor. Os anticorpos ligam-se a esses receptores e os degradam, impedindo a transmissão do estímulo nervoso por meio de acetilcolina na região afetada e, portanto, dificultando a contração muscular.

4. Manifestações clinicas (sinais, sintomas, órgãos atingidos)
Queda de uma ou ambas as pálpebras (ptose),

Relacionados