mhgmgm

293 palavras 2 páginas
1 A literatura é uma das formas de expressão artísticas do ser humano, juntamente com a música, a pintura, a dança, a escultura, o teatro,etc. Como parte integrante da cultura, a literatura já passou por diferentes formas de expressões, de acordo com o momento histórico e com a situação de produção.

2 Na Grécia antiga e na Idade Média por exemplo, sua transmissão ocorria basicamente de forma oral, já que pouquíssimas pessoas eram alfabetizadas.

3 A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee" O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura inglesa, literatura portuguesa e a literatura japonesa etc.
4 Nos dias de hoje, em que predomina a cultura escrita, os textos literários são escritos para serem lidos silenciosamente pelos leitores. Contudo, juntamente como o registro escrito da literatura, publicada em livros e revistas, há outros suportes que levam o texto literário até o público, como o CD, o audiolivro, a internet e inúmeras adaptações e feitas para cinema e TV.

O que é literatura?
A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas. O que difere a literatura das outras manifestações é a matéria-prima: a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressão. Porém, não se pode pensar ingenuamente que literatura é um “texto” publicado em um “livro”, porque sabemos que nem todo texto e nem todo livro publicado são de caráter literário.

Relacionados