mhchgn

734 palavras 3 páginas
Trabalho, alienação e consumo.

Trabalho:
Dizem que o trabalho dignifica o homem, enfim com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio.
Mais o trabalho tem os seus pros e os seus contras. Os pros são que ele liberta, ajuda a concretizar os sonhos e etc.. Os contras são quando as pessoas são obrigadas a viver do trabalho, trabalham pra viver. Ou melhor, vivem pra trabalhar.
Nas sociedades tribais, as pessoas dividiam as tarefas de acordo com a sua força e capacidade. Como todos cooperavam tanto a terra como os frutos eram de todos.
Mas a desigualdade surgiu quando alguém cercou um terreno e disse “isto é meu”. Assim criando a propriedade privada. Desse jeito foi se criando a ideia de divisão entre aqueles que mandam e o que só obedecem. Assim a divisão não era conforme o que cada um sabia, e sim a que classe cada um pertencia.
Ate a Idade Media as pessoas mais ricas eram quem tinha mais terra, mas na Idade Moderna as atividades mercantis e manufatureiras se desenvolveram provocando a expansão das fabricas. Na época da Revolução Industrial a exploração dos operários estava eminente, eles trabalhavam de mais, tinham salários baixos, as mulheres recebiam menos que os homens, etc..

Alienação:

Alienação é pertencer a um outro, é tornar alheio, transferir para o outro o que é seu.
A pessoa alienada perde a compreensão do mundo em que vive. A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar, em agir por si próprios. Os indivíduos alienados não tem interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco.
Alienação é o estado que uma pessoa que foi educada em condições sociais determinadas, e se submete aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas, e se tornando uma pessoa alienada.

Consumo:

Relacionados