MHC - imunonologia

456 palavras 2 páginas
IMUNOLOGIA
Complexo principal de histocompatibilidade (MHC)
Os antígenos do MHC desempenham um papel importante na resposta das células T aos antígenos que penetram ou vivem no interior das células do organismo. Os antígenos do MHC ligam-se aos peptídeos derivados de antígenos proteicos, e os apresentam para as células T com receptor adequado. Desta forma, as respostas por células T, são ditas restritas ao MHC.
O MHC codifica para as duas categorias principais para as duas categorias principais de moléculas transmembrana da superfície celular, os antígenos classes I e II do MHC. A região externa de todo antígeno classe I e II do MHC contém uma fenda profunda que se liga aos peptídeos derivados do catabolismo (processamento) dos antígenos proteicos. A ligação dos peptídeos aos antígenos do MHC é seletiva. Cada molécula MHC liga-se aos peptídeos por um determinado motivo. Os antígenos do MHC são superfície celular (produtos dos cromossomos maternos e paternos) a expressão de moléculas MHC é induzida em vários tipos de células, particularmente em respostas, as citocinas.
Diferentes indivíduos expressam um arranjo distinto de moléculas classes I e II do MHC. Esta diversidade acontece, pois, diferentes indivíduos em uma espécie apresentam uma escala de formas levemente diferentes, alelos, de genes classes I e II (polimorfismo genética) Devido ao extenso polimorfismo dos genes MHC, todo individuo tem quase que um único arranjo de genes MHC herdados.
Como as proteínas apresentam geralmente uma estrutura complexa, elas usualmente geram no mínimo um peptídeo capaz de ligar-se a um antígeno do MHC, assegurando que uma resposta por célula T é produzida por no mínimo alguma parte de um antígeno não-próprio.
A estrutura das moléculas do MHC
As moléculas do MHC têm duas funções criticas:
1. Ligar-se aos peptídeos derivados dos antígenos proteicos.
2. Uma vez ligados aos peptídeos interagir, com um TCR (receptor de células T)
Moléculas do MHC
Existem

Relacionados