Mhahaha

5145 palavras 21 páginas
Introdução

Com a execução deste trabalho de botânica na serra da Cantareira, que é uma serra brasileira localizada ao norte da cidade de São Paulo, com 64.800 hectares de área. Abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, separados pela Serra da Pirucaia. Sua costa sul incorpora o parque estadual da Cantareira, com reserva de 7.916 hectares e e apresenta normas rígidas de preservação da mata atlântica nativa.
Fizemos um levantamento florístico que tem por objetivo levantar o numero de espécies botânicas de determinadas áreas importantes para o conhecimento da biodiversidade dos locais onde foram colhidas as amostras das espécies encontradas e feito à pesquisa para findar o estudo chegando à família. Com o conhecimento obtido pelo estudo das amostras podemos saber tudo a seu respeito desde sua química, morfologia, meios de reprodução que interfere diretamente com a biodiversidade local que é a natureza viva da área, interagindo entre os organismos vivos e suas complexidades ecológicas.
Após seguir os passos de classificação começa a montagem do herbário que pode ser definido como um conjunto de espécimes vegetais que são prensados e secos, depois são dispostos segundo a sequência de uma classificação taxonômica (Engler, Cronquist, APG). Estes servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas. Além da importância para a taxonomia, mais recentemente os herbários passaram a ser reconhecidos como instrumentos essenciais para pesquisas genéticas e agronômicas, em que as exsicatas documentam a variabilidade amostrada.
Os herbários também podem servir de base para elaboração de floras e estudos de biodiversidade, fornecendo dados como subsídios para indicação de áreas a serem preservadas. Ainda, auxiliam com informações para a recuperação de áreas degradadas.

Material e Método
Em uma trilha durante uma visita à Fazenda da Cantareira, foram coletados espécimes diferentes de flores. Em um caderno

Relacionados