mgjg

351 palavras 2 páginas
CONCEITO
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cada local tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.
Tipologias:
Existem 2 tipos de cultura, são elas:
Cultura Erudita ou de elite
Cultura Popular ou de massa
Cultura Erudita ou de Elite:
Cultura erudita é aquela proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal Cultura erudita é aquela proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente ligada a produção de conhecimento. A ela se deve os avanços tecnológicos, da medicina, da antropologia, da informática entre outros. Influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois sua evolução sempre gera algum ganho para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida através de esforços educacionais não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de eruditos.
Cultura Popular ou de Massa:
A cultura popular ou de massa é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida. Uma opinião amplamente sustentada é a de que a cultura popular tende a ser superficial. Os itens culturais que requerem grande experiência, treino ou reflexão para serem apreciados, dificilmente se

Relacionados

  • prevenção as drogas
    2278 palavras | 10 páginas
  • adswd
    13137 palavras | 53 páginas
  • aadsfad
    15945 palavras | 64 páginas
  • ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO FÍSICA POR PÊLOS DURANTE O ABATE BOVINO EM UM FRIGORÍFICO
    96506 palavras | 387 páginas