mg15758463

296 palavras 2 páginas
ETA – Estação de Tratamento de Água – complemento ao material teórico

Tratamento de Água

1 – OXIDAÇÃO: combinação dos metais presentes na água com o oxigênio. É realizada nas ETA´s que possuem presença de metais dissolvidos na água bruta e que após a reação, os produtos formados podem ser removidos por sedimentação ou filtração.

2 – MISTURA RÁPIDA E CALHA PARSHALL: é na garganta (abertura estreita) da calha parshall que a lâmina de água sobe, permitindo a leitura da vazão, através de um dispositivo próprio. A calha parshall também possibilita a aplicação dos produtos químicos

3 – COAGULAÇÃO: é efetuada na calha parshall, isto é, em unidades de mistura rápida e ocorre com a dispersão do coagulante, convertendo em sólidos dissolvidos

4 – FLOCULAÇÃO: nos tanques de floculação, continua o processo de formação dos flocos, isto é, união das partículas de sujeira.

5 – DECANTAÇÃO: neste processo,os flocos formados na etapa da floculação migram para os decantadores, sedimentando-se pela força da gravidade, no fundo dos tanques.

6 – FILTRAÇÃO: após a decantação, a água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas (depositadas). Ela passa por filtros constituídos por areia, brita e antracito, que retêm entre suas camadas a sujeira ainda restante.

7 – TANQUES DE CONTATO: são unidades destinadas a receber água filtrada, que mesmo tratada ainda pode conter microorganismos (organismos microscópicos, ex. bactérias, vírus) que devem ser eliminados. Utiliza-se cloro (Cl2) como desinfetante, a cal (CaO) para proteger as canalizações contra corrosões (ferrugem) ou incrustações corrigindo o seu pH, e o ácido fluossilícico, para a prevenção de cáries.

Relacionados