MG-15.407.866

672 palavras 3 páginas
1 – Tema
a) O que entende-se por erosão? Como o processo erosivo pode se desencadear em taludes naturais, de cortes e de aterros?

Entende-se por erosão, como o processo de deslocamento de terra e rocha de uma superfície, acarretando assim, o desgaste do solo e das rochas. A erosão pode ocorrer por fenômenos da natureza ou do ser humano. O processo erosivo pode se desencadear em taludes naturais por saturação do solo, deficiência de drenagem e proteção superficial, interceptação do lençol freático, alteração de drenagem etc. Dessa maneira, a erosão pode causar diversos problemas como deslizamentos, infiltrações, e mudanças na consistência do terreno. Além disso, o processo é um dos mais comuns e ocorrentes em todos os tipos de obras.

b) Quando é necessário o emprego de obras de contenção em taludes? Cite cinco exemplos de obras de contenção para fins viários com suas respectivas aplicações.

Os taludes, tanto naturais quanto artificiais, estão susceptíveis a vários fenômenos da natureza e ação humana como erosão, escorregamentos, queda e rolamento de blocos, entre outros. Tornando-se assim, deficientes quanto na drenagem, na proteção superficial, na estabilidade da inclinação etc. Dessa maneira, quando o talude torna-se instável e deficiente em diversos aspectos, faz-se necessário o emprego de obras de contenção. Existem vários tipos de contenção para taludes, especificamente para fins viários são:

Cortes: Intervenção no meio físico efetuada geralmente em solo de alteração de rochas, por meio de equipamentos e máquinas, criando uma superfície plana e inclinada, com o objetivo de estabelecer uma situação mais estável em face de prováveis processos de instabilização produzidos por movimentos gravitacionais de massa (escorregamento).

Aterro compactado: Estrutura de disposição de solo e/ou fragmentos de rocha, em aterro, produzindo diminuição de volume e consequente redução de porosidade, o que determina o aumento de densidade (por meio de

Relacionados