mfrwgrgrrg

481 palavras 2 páginas
Texto: "QUE É UMA COISA?"
1. "Conta-se, acerca de Tales (de Mileto), que teria caído num poço quando se ocupava com a esfera celeste e olhava para cima..." (Platão; p. 14 e 15)
A partir da narrativa de Platão a respeito do comportamento de Tales, desenvolva as seguintes afirmações:

a) "Com ela (a filosofia), muitas vezes, não se sabe qual é a parte de cima e a parte de baixo" (p.14)

Resposta: A filosofia sempre está questionando tudo pois na filosofia nada é exato, tudo deve ser questionado ao nosso redor. O que o senso comum organiza a filosofia desorganiza. A filosofia não pode estabelecer o início de seus resultados, isto é, não pode orientar de modo seguro e certo. O que nos ensina o riso da criada? Apenas que devemos prestar atenção ao que está ao nosso redor, ao que é palpável.

b)"Filosofia é aquele modo de pensar, com o qual, essencialmente nada se pode começar e acerca da qual as criadas necessariamente riem" (p.15).

Resposta: Tales Queria tanto saber e observar os astro que ele não percebeu que não tinha um poço em sua frente e caiu. A filosofia o atraio para uma coisa bela que era a esfera e que o distraiu do senso das coisas uteis. Enquanto as criadas senguem a vida de acordo com os pensamentos mais úteis e mais comuns. O que a criada arruma o filosofo desarruma. É nesta diferença que a filosofia se afasta do senso comum e abandona os seus caminhos. É neste momento que a criada escarnece do filósofo.
2.A partir da questão "o que é isto, uma coisa?", discorra sobre os múltiplos sentidos em que se fala de uma coisa, tomando como exemplo "o sol do pastor" e o "sol do astrofísico".
"Que coisa é a verdadeira-o sol do pastor ou o sol do astrofísico?" (p.23).

Resposta: Penso que a coisa é algo bem diferente do objeto. Embora, coisa e objeto estão sempre ligados ao sujeito, uma coisa parece ser mais que um objeto. Naturalmente aparece a questão da relação entre uma coisa e a verdade. O sol para ambos são verdadeiro, com variações de

Relacionados