mfjmn

289 palavras 2 páginas
1) O que seria a função demanda e função oferta? Explique qual a diferença que existe entre e demanda e quantidade demandada, e quais as variáveis dependem da oferta. Apresente um exemplo?

2) Explique porque o governo estabelece preços mínimos (garantidos) para alguns produtos agrícolas. Por que isso acontece?

3) Utilizando o diagrama de oferta e demanda e uma explicação textual, mostre como a economia resolve os problemas de alocação de recursos, quando os preços estão abaixo do equilíbrio:

4) Explique qual o principal objeto da ciência econômica e qual o impacto desse objeto de estudo na definição das forças de mercado (oferta e demanda).

5) Um dos fatores que a nossa constituição proíbe e a formação de monopólio. Como poderemos diferenciar um monopólio de um oligopólio?

6) A produção é essencial para que as empresas possam produzir bens que serão consumidos pelas famílias. Dentro da lógica do que vimos na nossa semana, defina, em suas palavras, produto, insumos e função de produção.

7) O que é a Lei dos Rendimentos Decrescentes?

8) Dentro da definição de produto, explique o que é produto marginal?.

9) Uma das relações de mercado é a concorrência. Qual seria um bom significado para concorrência? E o que o empresário deve fazer para maximizar seus lucros

10) Assinale a alternativa correta:
a) Produtividade média é a variação do produto sobre a variação da quantidade de um fator de produção.
b) Produtividade marginal é a relação entre o produto e a quantidade de um fator de produção.
c) No máximo do produto total, a produtividade média é máxima.
d) No máximo do produto total, a produtividade marginal é zero.
e) A produtividade média pode tornar-se negativa, após atingir-se o máximo do produto total.

Relacionados