Mexoeira trabalho Motasse

720 palavras 3 páginas
Origem da cultura
A mexoeira é uma planta de origem africana, a planta tem nomes distintos nas línguas moçambicanas, sendo o de mexoeira derivado da língua chisena, falada no vale do Zambeze. A mexoeira é considerada o sexto cereal mais importante do mundo, situando-se depois do trigo, do arroz, do milho, da cevada e do sorgo. É empregado tradicionalmente com dois propósitos: seus grãos são usados para consumo humano, principalmente na África e na Índia, e a planta inteira pode ser utilizada como alimento para gado, na forma de capineira ou pasto.

Importância
Importância socioeconômica
Cultivado tanto em regiões úmidas como secas, apresenta várias vantagens, principalmente em relação ao milho e ao sorgo, como alta resistência à seca e ao calor, elevadas precocidade e adaptabilidade, além de baixo custo. A farinha é consumida em papas e num tipo de pão (mucate), empregando-se também para fabricar uma bebida fermentada, uma espécie de cerveja vulgarizada em todo o território moçambicano com o nome de pombe. Essa bebida tem um papel fundamental nos rituais religiosos e sociais das comunidades rurais. A mexoeira tem sido utilizada por suas excelentes características agronômicas de alta resistência à seca, adaptação a solos de baixa fertilidade, crescimento rápido e boa produção de massa.
Importância nutricional
Em África, a mexoeira é importante fonte de alimentação humana e, por conta de seu elevado valor nutritivo, é conhecido como “caminho da vida” ou “alimento do povo”. É um alimento muito rico, principalmente quando utilizado antes do florescimento

Classificação
Sistemática
Altura média da planta 220 cm
Florescimento 50 - 60 dias
Tipo de panícula Compacta
Tamanho da panícula 40 - 60 cm
Capacidade de perfilhamento Alta
Capacidade de rebrota Alta
Eficiência de uso d’água Alta
Resistência a pragas e doenças Alta
Colheita (do emborrachamento ao grão leitoso) 45 – 70 dias
Tolerância a seca e salinidade Alta
Ácido cianídrico na forragem

Relacionados