Meutrampo

1927 palavras 8 páginas
Sob o Tratado de Paz de São Francisco de 1951, o Japão renunciou a todo o direito, título e pretensão com relação às ilhas Kurilas e também a parte sul de Sakhalin, a qual havia sido adquirida por meio do Tratado de Paz de Portsmouth de 1905. Entretanto, as ilhas de Etorofu, Kunashiri, Shikotan e Habomai não estão incluídas nas ilhas Kurilas. Além disso, A União Soviética não assinou o Tratado de Paz de São Francisco.
Site-embaixada do japão

Conferência de S. Francisco

A cidade norte-americana de S. Francisco era, no decurso da Segunda Guerra Mundial, o maior centro deconstrução naval. No final do conflito, em 1945, celebrizou-se por acolher uma conferência onde sedebateram os princípios da Carta das Nações Unidas já esboçados na Conferência de Dumbarton Oaks de1944.
O primeiro acordo que veio estabelecer uma nova organização internacional foi ensaiado na Carta doAtlântico, um documento assinado por dois dos mais influentes líderes mundiais: o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill, o primeiro ministro britânico.
A 14 de agosto de 1941 a bordo de um navio de guerra na Costa de Newfoundland, estas duas potênciasacordaram na criação de um sistema de segurança a título permanente e, mais abrangente, exprimiram odesejo de alcançar uma colaboração no domínio económico mais eficaz entre todas as nações.
Na Declaração das Nações Unidas de 1 de janeiro de 1942, onde se juntaram os representantes das 26nações aliadas que lutaram contra as potências do Eixo, foi pela primeira vez utilizado o termo NaçõesUnidas proferido pelo presidente dos Estados Unidos da América Franklin Roosevelt.
Estes acordos tiveram como consequência uma série de reuniões envolvendo as principais potênciasaliadas. Nelas começaram a estabelecer-se os princípios de uma nova ordem mundial e a traçar-se aslinhas gerais de uma futura instituição de carácter mundial capaz de cumprir o objetivo a que a antigaSociedade das Nações se propusera: impedir uma nova guerra

Relacionados