Meus

410 palavras 2 páginas
Fertilizantes a base de fósforo em solos
Referência: Este experimento foi desenvolvido pela aluna Aline Escocard Siqueira sob a orientação da profa. Maria Cristina Canela (LCQUI-CCT-UENF).

Materiais:



Amostra de solo



Fertilizante a base de fósforo (adquirido em lojas de produtos agropecuários)



Solução de cloreto de cálcio (ou outro sal solúvel de cálcio)



6 Béqueres (ou copos de vidro)



Conta-gotas



Água

Procedimento

Divida uma amostra de solo em dois béqueres. No primeiro béquer, regue o solo com uma solução de fertilizante dissolvido em água, e adicione aos dois béqueres uma mesma quantidade de água.
Espere decantar, retire o sobrenadante com o auxílio de um conta-gotas e deposite em outros béqueres. Acrescente a solução de cálcio e observe o que ocorre.
O que ocorre?
Após regar uma das amostras de solo com a solução de fertilizante, esta amostra fica com uma composição diferente do solo não fertilizado. Adicionando-se água no solo e deixando decantar, o sobrenadante contendo fertilizante pode ser identificado pela presença de fósforo. Adicionando-se uma solução contendo cálcio a este sobrenadante, o fosfato que estava presente no sobrenadante reage com o cálcio formando um precipitado branco. No sobrenadante do outro béquer, que só continha o solo diluído em água, nada ocorre.
3Ca2+ + 2(PO4)3-

--->

Ca3(PO4)2 (s)

Este experimento ensina o conceito de reação de precipitação através da existência de fosfato nos fertilizantes, pois o fosfato quando em contato com uma solução de cálcio reage precipitando fosfato de cálcio.
Fertilizante é um produto destinado para melhorar as condições nutritivas das plantas e a produtividade do solo. As plantas necessitam de nutrientes como o nitrogênio, potássio e fósforo, e uma das formas de obter esses nutrientes é através dos fertilizantes quando depositados no solo. O nitrogênio mantém a fertilidade do solo, portanto, alimentos e plantas cultivados

Relacionados