Meus

499 palavras 2 páginas
O que é calibração? Operação que estabelece uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecida por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas.

Quais instrumentos eu devo calibrar? Apenas os instrumentos de medição que possam afetar direta ou indiretamente a qualidade do produto.

Por que calibrar os instrumentos de medição?
Calibrações periódicas dos instrumentos asseguram a incerteza requerida ao processo de medição, garantem a rastreabilidade das medições e reduzem os erros através das correções, o que gera melhorias na qualidade dos resultados aumentando a confiabilidade nas decisões.

Qual a diferença entre Aferição e Calibração?
Até o ano de 1995 eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes. Entendia-se por Aferição a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise. De outra parte, entendia-se por Calibração o ato de proceder a manutenção ou ajuste do instrumento até que este voltasse a medir dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante e, após esta intervenção, ele retornava ao laboratório onde era então procedida a Aferição. A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança no vocabulário técnico nacional a fim de adequarem-se a terminologia internacional ou VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia. Hoje, a palavra Aferição não é mais utilizada. Em seu lugar foi incluída a palavra Calibração e , o que entendia-se até então por calibração, passou a chamar-se de Ajuste. Assim sendo, quando nos referimos a uma Calibração na verdade queremos dizer o ato de comparar as leituras da Unidade Sob Teste com os valores gerados pela Unidade de Medição Padrão, ao passo que um Ajuste corresponde a manutenção no instrumento que apresentou um erro muito grande durante o processo de calibração.

O que devo fazer quando recebo um certificado de calibração? Significa que o meu equipamento está bom

Relacionados