Meus..

1218 palavras 5 páginas
O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.

Os termos que descrevem os movimentos podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica.

Nomenclatura e Descrição dos Principais Movimentos Corporais:

GERAIS:
Flexão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

Extensão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro. Quando esse movimento ultrapassa a posição anatômica é chamada de Hiperextensão.

Abdução: movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (média) do corpo.

Adução: movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica, podendo até ultrapassa-la – Adução além da linha média.

Circundução: movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

Rotação Externa: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano mediano do corpo.

Rotação Interna: movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cálculo
O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura

Relacionados