meus

1242 palavras 5 páginas
Por que brincar é importante?
04/12/2009 18:52
Ao brincar a criança cria um universo particular. Ela inventa e reinventa este universo constantemente, debruçando-se numa realidade paralela que a protege e lhe oferece um espaço infinito para a imaginação e a fantasia, condição esta que nem sempre o cotidiano poderá proporcionar.

E o que tem a ver esse brincar com a aprendizagem, o afeto, o desenvolvimento da criança? Tudo. O brincar é a base, a terra firme para a construção do porto seguro, ou seja, é brincando que a criança experiência a linguagem, os sentimentos e a criatividade para construir estratégias que facilitem ou ampliem o seu viver.

Considerando, então, a grande importância do brincar na vida de todos nós, coloco algumas dicas bem legais para ficarmos mais atentos a este processo:

É preciso ter liberdade para dar asas à imaginação. Ás vezes o faz de conta terá uma lógica, outras vezes não, e são justamente esses diferentes momentos do brincar que irão ampliá-lo, permitindo que a criança transite entre o mágico, a fantasia e o lógico, o racional. Então, não se assuste, por exemplo, se você se deparar com a sua criança correndo pra lá e pra cá, trotando e relinchando feito um cavalinho, porque neste momento ela incorporou todo seu devir cavalo. E é brincando assim que ela irá se conhecer melhor em todo seu potencial.
A tecnologia de um brinquedo que já vem pronto, pode e deve estar interligada com outros brinquedos inventados por nós. Por exemplo, caixas que se transformam em casas para bonecas, árvores que são fortalezas para guerreiros, pias que viram lagos, um cachorro que vira meio de transporte para brinquedos, panelas que são bateria, um balde que é uma cesta de basquete, etc. Lembre-se: ás vezes tecnologia demais pode barrar a criatividade!
A interação: palavra chave no brincar. Estar bem acompanhado, nutrido de diálogos com quem se ama é o que nos faz suportar as jornadas solitárias que a vida nos impõe. E este diálogo está presente

Relacionados