Meus trabalhos

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Filiação religiosa e Estratificação de Classes (1° cap.)

Problematizando a idéia, comum, de que o número de protestantes é preponderante nos negócios relacionados ao capital e também nostrabalhados mais técnicos e comerciais mais especializados vinculados as empresas modernas, Max Weber inicia uma serie de indagações e reflexões relacionadas à estratificação de classes e a filiação religiosaO autor percebe que tal situação pode ser analisada em função de uma riqueza herdada pelos protestantes, que influi no maior número de protestantes com educação superior. Especificando os tipos decurso, Weber percebe que entre os católicos há as instituições de ensino privilegiadas foram as de formação humanista, enquanto no caso dos protestantes havia uma valorização maior dos cursos técnicosvoltados para as ocupações comerciais e industriais. Tal observação faz esse autor tal fato demonstra que as peculariedades mentais e espirituais adquiridas do meio ambiente, especial do tipo deeducação favorecido pela atmosfera religiosa da família e do lar determinam a escolha da ocupação a ser seguida. (p.39).

Outra possibilidade de explicação, complementar, seria através de uma investigaçãosobre a religião, com o intuito de descobrir as particularidades que influem nos comportamentos atribuídos aos protestantes e católicos. Weber critica as explicações gerais e vagas de desapego materialdos católicos e apego por parte dos protestantes através da demonstração de casos específicos que quebrariam com a lógica de tais explicações.

Mais que fornece uma explicação simplista baseada emuma única variável, Weber demonstra que tal fenômeno resulta de combinações de determinadas religiões com classes sociais especificas - dessa forma reforça a idéia de busca das especificidades. Aidéia de combinação e/ou relação trabalhada por Weber, pode ser percebida quando indaga se na Inglaterra, o desenvolvimento da política, da economia e da liberdade, não podem ser pensados de maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!