Meus jleal

1179 palavras 5 páginas
Configurando o DNS/DHCP/POSTFIX

1) O primeiro passo é : Configurar a Interface de Rede com o endereço do servidor dentro da subrede pertinente.

a) Após realizar as configurações, a placa de rede tem que ser ativada. b) Após ativá-la, abra o prompt e execute o seguinte comando:

C) Após realizar essas operações o DNS deverá ser configurado. 2) Primeiramente, temos que ver qual é a instalação de bind que temos instalada localmente.

Executar o comando #rpm –qa | grep bind Vamos trabalhar com o chroot. Para trabalhar com o chroot, devemos ir até o diretório onde ele se encontra. O comando a ser executado é #cd /var/named/chroot/etc Dentro do etc de chroot deve conter o arquivo de noma named.conf Se o arquivo não estiver presente, teremos que criá-lo. #vim named.conf A configuração de arquivo named.conf deve ficar deste modo:

Explicação de cada parâmetro: Directory “/var/named”  diretório de trabalho Type master  se a zona for do tipo MASTER é porque ela é primária. Se é uma zona primária passa ser obrigatório conter o arquivo de configuração da zona master  File “avc99.dns”

Devemos tambem criar a zona de pesquisa reversa zone “10.10.200.inaddr.arpa O nome deverá ser file “10.10.200.dns” 3) Após configurar-mos o arquivo named.conf, devemos ir para o diretório #cd /var/named Dentro deste diretório vamos criar o arquivo de zona. #vim avc99.dns O arquivo deverá conter as seguinte informações:

Texto apenas explicativo das funções de cada parâmetro
O registro de recurso SOA contém as seguintes informações: Host de origem - O host onde o arquivo foi criado. Contato e-mail-O endereço de e-mail da pessoa responsável por administrar o arquivo de zona do domínio. Note que um "." é usado em vez de um "@" no nome do e-mail. Número de série - O número de revisão deste arquivo de zona. Incremente esse número a cada vez que o arquivo de zona é alterado. É importante incrementar esse valor sempre que uma alteração é feita, para que as mudanças serão

Relacionados