Meu pé de laranja lima

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
-------------------------------------------------
Meu Pé de Laranja Lima Este livro conta a história de Zezé e sua relação com um pé de laranja lima e sua descoberta, de como é ser gente grande muito antes do tempo. Era muito arteiro, tinha uma vivacidade e esperteza além do imaginável. Em suas próprias palavras: Eu sou arteiro, sou levado, muito peralta por isto vivo apanhando da malvadaJandira, aquela solteirona. Lá em casa ninguém gosta de mim só a Godoia, o papai depois que perdeu seu emprego na fábrica vive bêbedo, a mamãe sai de madrugada para trabalhar, coitada, para sustentar a casa. Meu irmão acima de mim o Totó só quer saber de me chutar, tem o Luizinho muito pequeno este eu tenho de cuidar, os outros irmãos nem lembram que eu existo. Zezé tinha muita esperteza, vivia fazendoarte, era de fato muito peralta. Ao mudar-se para uma nova casa encontrou no quintal um pé de laranja lima, tão logo o adotou dizendo ser dono desta franzina arvore. Neste ponto começa a nossa historia. Zezé para fugir do mundo ao seu redor cheio de miséria e pobreza encontrava na arvore o seu refugio, criando seu mundo particular, cheio de sonos,conversando com a arvore dizendo ser correspondido.Um dos pontos forte desta historia são os diálogos travados entre Zezé e a arvore. Zezé aprendeu ler sem que ninguém o ensinasse, observando seu tio. Ninguém acreditou, mas foi isto mesmo que aconteceu, Zezé sofria nas mãos de sua irmã Jandira. O mundo de Zezé começa a ruir quando seu irmao disse que tinha ouvido uma conversa sobre uma obra bem no fundo do quintal e sua arvore seria cortada,dizendo que uma avenida ia passar bem no fundo do quintal exatamente onde estava plantado o seu pé de laranja lima. Zezé passa por muitos percalços, engraxa sapatos, ajuda um mascate vender bugigangas, inclusive literatura de gosto duvidoso, literatura de cordel que falavam de amores não correspondidos, mulheres e amantes. Zezé cantava aqueles versos sem saber o que estava dizendo. De todas asperaltices a que mais gostava de fazer era pegar carona na traseira do carro do portuga. Homem rico, mas muito solitário que passava sempre por ali, e a princípio queria dar uma surra em Zezé, pelos sustos que passava com aquele moleque colado ao seu carro.

Zezé é um garoto de 8 anos de idade filho de uma família muito pobre que vive na periferia do Rio de Janeiro nos anos 50.Ele é um garoto peralta,porém muito sensivel, leva muitas surras do seu pai devido as artes que apronta e a única pessoa que o entende dentro de casa é sua irmã mais velha, Glória.Os dois são muito diferentes dos outros irmãos, pois são loiros e tem olhos claros, parecidos com o pai, enquanto os outros se parecem com a mãe, descendete de índios.O pé de laranja lima do titulo refere-se aos dois únicos amigos que Zezé temno Rio antes de ser levado para recife por seus padrinhos, um pé de laranja lima que tinha no quintal da sua casa com quem ele conversava e brincava como criança imagintiva que era e o "portuga", sr. Manuel, que lhe dava carinho e atenção.
O livro conta as aventuras dessa criança especial, sem perspectiva de futuro, porém ainda uma criança que encontra um lugar em seu coração para sentir ternuraaté mesmo pelo velho pai que sabia apenas lhe espancar e de quem são tiradas as coisas que mais ama na vida: a mãe, a irmã Glória e o irmão menor quando é levado para Recife; o pé de laranja lima que é derrubado para construção de uma linha de trem e o portugês, sr. Manuel que era o pai que escolheu por afinidade e morreu tragicamente.Uma história fascinante e triste.

QUARTA-FEIRA, MAIO 20,2009
Meu Pé de Laranja Lima

Não é minha intenção, nem de longe, querer estragar a infância de ninguém, mas "Meu Pé de Laranja Lima" (1970), tanto o livro de José Mauro de Vasconcelos, quanto as adaptações para cinema e teledramaturgia, sempre me pareceu um conto fantástico sobre esquizofrenia infantil.

Inadaptado, crítico ao extremo, ouvindo conselhos de uma árvore, é fácil encontrarmos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meu pé de laranja lima
  • meu pe de laranja lima
  • O meu pé de laranja lima
  • Meu pé de laranja lima
  • Meu pé de laranja lima
  • pe de laranja lima
  • o meu pé de laranja lima, wikipedia
  • Meu pé de Laranja Lima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!