Meu Fixamento WPS

831 palavras 4 páginas
Universidade do Estado do Amazonas
Licenciar...

Tania Quintaneiro descreve a obra Um Toque de Clássicos de Marx, Durkheim e Weber, em três partes. Na primeira parte a autora relata as formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, com ênfase na analise que o mesmo faz da sociedade capitalista, a superação desta sociedade e os impactos que estas teorias
Marxistas trouxeram. Tania destaca que Marx é herdeiro do ideário iluminista e que “Marx acreditava que a razão era não só um instrumento de apreensão da realidade mas, também, de construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo o potencial de perfectibilidade existente nos seres humanos”(Quintaneiro, 2002, p. 25).
Em Dialética e Materialismo, de Marx a autora externa a primeira formulação teórica de
Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem”(Quintaneiro, 2002, p. 26).
Em Necessidades: Produção e Reprodução a autora sustenta que o homem busca soluções para suprir suas necessidades para assegurar sua existência e de sua espécie, portanto para Marx: “A existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.
”(Quintaneiro, 2002, p. 30).
Em Forças Produtivas e Relações Sociais de Produção, Tania distingue produção no pensamento de Marx, para ele a produção não era a produção comum como forma de produzir algo, mais sim um desenvolvimento social que é a produção dos indivíduos vivendo em sociedade. “Embora a sociedade seja “o produto da ação recíproca dos homens”, ela não é uma obra que esses realizam de acordo com seus desejos particulares. A estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas e das relações sociais de produção que lhes são correspondentes. Tais conceitos são interdependentes e têm, antes de mais nada, uma

Relacionados