Meu Arquivo2009

529 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PROF: MARIA DE LOURDES NOLASCO CARDOSO
ALUNO (A):
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
O Ato de ler já nasce junto com o ser humano, ao abrir dos olhos ele enxerga com reflexos o que está a sua volta, pois a leitura é o próprio ato de ver, na sua concretude. O ato representado por meio da escrita, do som, da arte, dos cheiros. A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa. Minha leitura é só minha incapaz de ser a do outro... A convergência total neste ponto inexiste, e é aí que se encontra o grande encanto da leitura, recheada de tantos outros, mas tão única para um só.
É por meio da leitura que conseguimos o domínio da palavra.
As estratégias de leitura são as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de um texto.
Quando falamos sobre comunicação e sobre as múltiplas linguagens utilizadas nos processos comunicativos, precisamos lembrar que, sempre que nos comunicamos, o fazemos através de textos.
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas à utilização de linguagens, como a língua, por exemplo, por isso os modos de sua utilização são tão variados como as práticas sociais existentes.
O fato é que existem formas específicas de organização do pensamento e da linguagem exigidas por cada situação de comunicação. Assim, poderíamos definir gênero textual como tipos relativamente estáveis de enunciados , como qualquer produto social, os gêneros textuais estão sempre sujeitos a mudanças decorrentes de transformações sociais, de inovações tecnológicas, de variações ocorridas na própria língua por meio do trabalho dos falantes.
Hoje, com o advento do computador e da Internet, esses gêneros já estão passando por algumas modificações para se adaptarem ao meio tecnológico. Para a produção e a leitura desses textos, são necessárias, no

Relacionados