Meu Akyline

602 palavras 3 páginas
Nome: Cauê Índio Richter Machado
Grupo: Liderança
Título: São os conflitos prejudiciais às organizações? Muitas vezes, perguntamos por que enfrentamos tantos conflitos na vida, não é mesmo? Seja discussão com vizinhos, que têm costumes diferentes dos nossos; um relacionamento amoroso, movido por interesses; chefes ou colegas de trabalho que abusam da boa vontade alheia ou outros tipos de conflitos que estamos lidando constantemente.
As relações humanas são marcadas por conflitos e não há como as organizações, que são compostas por pessoas, terem o privilégio de não os vivenciarem. Há séculos, os conflitos nas empresas se restringiam a interesses entre patrões e empregados, pela precariedade nas relações de trabalho e abuso de poder econômico. Hoje em dia, podemos perceber uma complexidade de conflitos nas organizações, bem como, profissionais interessados em estudá-los em profundidade.
Para tanto, estudiosos aconselham diversas atitudes a serem tomadas pelas pessoas e pelas organizações para que essas situações de discordância não atrapalhem as relações e a produtividade. A mais simples pode ser a mais problemática: assumir que existe um conflito e identificá--lo assim que surgir. É preciso ter uma visão positiva do conflito, pois é um fenômeno normal e natural, uma dinâmica interpessoal que deve ser tratada de forma correta e honesta pelas pessoas, que, se bem resolvido, poderá trazer resultados bastante criativos e otimistas para a Organização.
Assim que a divergência pelas partes envolvidas é esclarecida e consciente, é necessário saber como proceder para solucioná-la. É preciso defini-la, buscando uma visão ampla que inclui a percepção de todos e não apenas de uma pessoa, sob o risco de estar sendo imparcial ou estar deturpando a realidade. Da mesma forma, é necessário analisar a situação e os impactos que podem surgir, pois o problema desapareceria, ou o pior, surgiriam novos conflitos de difícil

Relacionados