METÓDO ESCOTEIRO E ANDRAGOGIA

370 palavras 2 páginas
MÉTODO ESCOTEIRO E A ANDRAGOGIA Auto-Conceito do Aprendiz.
Os adultos tendem ao auto-conceito de serem responsáveis por suas decisões, por suas próprias vidas. Uma vez que assumem esse conceito de si próprio eles desenvolvem uma profunda necessidade psicológica de serem vistos e tratados pelos outros como sendo capazes de auto-direcionar-se, de escolher seu próprio caminho. Eles se ressentem e resistem a situações nas quais sentem que outros estão impondo seus desejos a eles.

O Papel das Experiências dos Aprendizes.
Os adultos se envolvem em uma atividade educacional com grande número de experiências mas diferentes em qualidade daquelas da juventude. Por ter vivido mais tempo, ele acumula mais experiência do que na juventude. Mas também acumulou diferentes tipos de experiências. Essa diferença em quantidade e qualidade da experiência tem várias conseqüências na educação do adulto.
Em “Pedagogia da Autonomia”, Paulo Freire afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

Grupos de estudo para o crescimento de cada um.
Participam ativamente em seu próprio aprendizado, programam, realizam e evoluem em sua aprendizagem; em condições de igualdade com seus colegas. É necessário utilizar a interação entre os participantes, através de motivações de interação e prática;
Desenvolve aptidão para trabalhar em equipe, a capacidade de iniciativa e de assumir riscos.
Desenvolve a integridade física, intelectual, social, afetiva e ética, em sua qualidade de adulto, de trabalhador, de membro de família, de estudante, de cidadão.

Aprender Brincando
Brincar leva a uma flexibilidade mental e a um vocabulário comportamental mais amplo que auxilia o a obter sucesso no que importa par o crescimento de cada um em particular.

O acompanhamento
Cria métodos e técnicas de aprendizagem que o permite selecionar e processar a informação com eficiência, compreender a estrutura e o significado do

Relacionados