METÁFORA ENTRE UMA ORGANIZAÇÃO E A ORQUESTRA

346 palavras 2 páginas
MÉTÁFORA ENTRE UMA ORGANIZAÇÃO E A ORQUESTRA

Uma boa metáfora a se fazer entre uma organização e uma orquestra, seria o maestro como presidente desta empresa e às seções de uma sinfônica aos departamentos desta companhia. É o regente de uma boa orquestra: é ele quem dá a partitura que será tocada, mas cada músico toca seu próprio instrumento.
As empresas hoje trabalham com equipes menores e mais especializadas, menos "ordens" e mais delegação de tarefas e inter-relações humanas. Os chefes hoje não decidem a vida e a morte de alguma coisa e de enxergar o funcionário, apenas como mão-de-obra. A orquestra também trabalha assim, se a equipe não estiver integrada o som não é o mesmo, o feedback deve ser simultâneo e o treinamento, constante.
A questão da logística é tão complicada quanto à logística de qualquer organização, quando se fala em deslocamento de uma orquestra é necessário que se pense em alocação de músicos, marqueteiros, mais produtores etc. É necessário que se pense que esses profissionais não estão em uma viagem férias, é preciso oferecer-lhes condições físicas e psicológicas para que toquem bem.
Assim como em uma grande empresa, na orquestra a comunicação que seus colaboradores praticam entre si, é um grande diferencial, para a orquestra e para seus ouvintes. Trabalho em equipe é um poderoso instrumento para ganho de desempenho na organização.
Ao se falar em Recursos Humanos pode-se citar oque já é comprovado cientificamente, a música é capaz de promover diversos benefícios à saúde e ao comportamento do homem, por conta disso, verifica-se o trabalho da musicoterapia.
São muitas as formas de se fazer um paralelo entre empresas e a orquestra, inclusive esse procedimento tem sido adotado por muitas empresas na atualidade, para demonstrativo da importância da harmonia e do trabalho em grupo, encontrado nas orquestras, para que se tenham bons resultados e um ótimo produto final.

Relacionados