Metropolização de Belo Horizonte

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O processo de produção da metrópole de Belo Horizonte

O processo de produção da metrópole de Belo Horizonte se dá através de dois processos:O processo da migração e o do mercado imobiliário.
¹O fluxo de pessoas é bastante comum dentro dos limites territoriais de um país e fora também. A busca por melhores condições de vida talvez seja a principal razão para a movimentação populacional.
2 Omercado imobiliário e uso e ocupação do solo podem ser citados: construção de estratégias de coordenação espacial; adequação da convenção urbana; articulação de mudanças; inovações espaciais e de uso e ocupação do solo; políticas urbanas para redução das incertezas e a definição de normas mais estáveis não suscetíveis à especulação imobiliária (ANGELIM, 2004; ABRAMO, 2001b; GHIU, 2004; FRANCO,2004).
A a cotidianidade de quem se apropria, mora, trabalha, circula pela Capital abrange milhões de pessoas.
O processo de migração em Belo Horizonte é datado no século XIX pela população europeia, mas a grande leva de migrante são os chamados migrantes internos. Brasileiros vindos do interior do estado motivados pelo aparato industrial que se estabelecia na metrópole. Com o desenvolvimento dacapital entra em cena o mercado imobiliário que dita o valor da terra na metrópole fazendo um verdadeiro garimpo da população, com isto força as camadas mais abastadas a se submeterem a um processo denominado movimento pendular³.
“Importante referencial para a análise dos processos de metropolização e expansão urbana. Na atualidade, verifica-se que esses deslocamentos ocorrem entre distânciascada vez maiores entre a origem e o destino, revelando o avanço do processo de ocupação do espaço das aglomerações urbanas. As centralidades dessas áreas tornam-se nítidas e permitem a identificação de processos seletivos de uso e apropriação do espaço, com segmentação dos locais de moradia e de trabalho.” Moura Castello Branco e Firkowsi (2005).
Na transformação da cidade em metrópole, analisamosem Belo Horizonte variações da produção de espaços mais elitizados para a utilização da classe mais rica da sociedade, enquanto para as classes mais abastadas a metrópole se forma em um conjunto específico de lugares, com funções especializadas, onde o seu uso é pré definido e controlado.
O plano estabelecido para Belo Horizonte era acomodar toda a população entres os limites da Avenida doContorno, porem a ação do mercado imobiliário já se estabelecia na cidade, fazendo com que o preço da terra fosse inviável a migrantes recém-chegados na cidade. O mercado imobiliário com todas suas artimanhas promove uma seleção com a população da metrópole em formação, ao elevar o valor da terra do centro retira as pessoas com baixo poder aquisitivo que não consegue sustentar o preço da moradia nestelocal e emigra para as zonas periféricas onde novamente o mercado imobiliário atual fornecendo loteamentos com nenhuma estrutura básica. Forma assim as chamadas regiões metropolitanas de belo horizonte.
Que são divididas em sete zonas de crescimento chamadas Vetores de Expansão Urbana (Veum) são eles; Oeste, Norte-central, Norte, Leste e Sudoeste e Sul.
Vetor Oeste tem seu crescimento a partirda construção do prolongamento da Avenida Amazonas na década de 40 pelo então prefeito Juscelino Kubitschek. “(...) encontrei uma cidade provinciana e a transformei numa metrópole.” (KUBITSCHEK, Opus cit:104)’’ Prefeito com um olhar futurista sobre a cidade de Belo Horizonte objetiva uma cidade moderna, que se industrializasse e se mostrasse como uma cidade de homens modernos. Sendo assim a Av.Amazonas passa a interligar Belo Horizonte as cidades de Contagem e Betim.
Em 1941, o Governo do Estado criou, em Contagem, a Cidade Industrial, com o intuito de atrair novas indústrias, entretanto, não teve muito êxito. 2 A implantação da siderúrgica Mannesmann, no Barreiro, na primeira metade dos anos 50, contribuiu para potencializar a capacidade de atração industrial da região, fortemente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Belo Horizonte
  • Belo horizonte
  • belo horizonte
  • belo horizonte
  • Belo Horizonte
  • Belo Horizonte
  • Belo Horizonte
  • Belo horizonte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!