metropoles

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Trabalho de geografia

Principais metrópoles do mundo

Tóquio (Japão)
Tóquio é a metrópole mais populosa do mundo com cerca de 32,45 milhões de habitantes, com uma área de 8.014 km² e uma densidade demográfica de 4.49 hab./km².
Nova York (estado unidos)
Nova York possui uma densidade demográfica de 1.104hab/km² e uma área 17.884km² e chegando a ter mais de 19 milhoes de habitantes dando aela o posto de quinta metrópole mais populosa do mundo.
Seul (coreia do sul)
A região metropolitana de Seul Possui 20,550 milhões de habitantes , em uma área de 5.076 km² e sua densidade demográfica é de 4.048 Hab./km²
Cidade do Mexico (mexico)
A Cidade do mexico é a metrópole mais populosa da américa latina e terceira do mundo tendo em sua região metropolitana 20,450 milhoes de habitantes emuma área de 7.346 km² e uma densidade demográfica de 2.784 hab/km²
São Paulo(Brasil)
A região metropolitana de São Paulo tem 19.889.559 de habitantes em uma área de 8.479 km² e uma densidade demográfica de 2.223 hab./km² sendo assim a quarta metrópole mais populosa do mundo.





Hierarquia urbana
A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades,geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são poucas.
Esta teoria está relacionada com o ranking de cidades, desde a menor até à que tem maior população e mais serviços e bensconsiderados centrais, bem como população.
Exemplo: Uma cidade média poderá ser Pombal, que se caracteriza por ter um equilíbrio populacional, por ter algumas vivendas dentro do perímetro urbano, fruto do crescimento do mesmo, e alguma parte da população ainda pratica uma agricultura de complemento em terrenos não urbanizados.
Uma cidade intermédia pode ser Leiria. Esta cidade está num patamar acima dePombal e numa hierarquia superior. Caracteriza-se por ter um tipo de urbanização mais intensa e tem modos de vida totalmente urbanos, com serviços centrais (que as outras cidades de média dimensão não têm) e claro, com maior população. É sede de distrito.
Ter em atenção que dentro da hierarquia urbana as cidades podem mudar de posição. Exemplo disso é o novo fenômeno de desinvestimento econômico quese verifica em algumas cidades médias e intermédias Portuguesas. O fechamento de fábricas consideradas âncora para a fixação de população e as transferências de população entre as cidades podem fazer variar a sua posição bem como a sua posição hierárquica.













Migrações internas
Dentre os fatores que influenciam os processos migratórios, o trabalho é o preponderante. Essemovimento pode ocorrer dentro de um mesmo país, estado ou município. São as chamadas migrações internas, que são aquelas em que as pessoas se deslocam dentro de um mesmo território.
Dentre as migrações internas temos os seguintes movimentos:
Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o espaço urbano. As principais causas são: a industrialização, aexpansão do setor terciário e a mecanização da agricultura.
Migração Urbano-Rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações urbanas para o espaço rural. Hoje em dia é um tipo de migração muito incomum.
Migração urbano-urbano: tipo de migração que se dá com a transferência de populações de uma cidade para outra. Tipo de migração muito comum nos dias atuais.
Migração sazonal: tipode migração que se caracteriza por estar ligada às estações do ano. É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano. É conhecida também de transumância. É o que acontece, por exemplo, com os sertanejos do Nordeste brasileiro.
Migração pendular: tipo de migração característico de grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metropoles
  • metrópoles
  • Resenha metropoles
  • Metropoles Mundias
  • Metrópoles regionais
  • Metropol Parasol
  • Metrópoles em crise
  • Metropoles brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!