Metrologia

Páginas: 12 (2889 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014









Relatório da aula prática - metrologia
aula experimental – Relógio comparador



Prof. Nelson Ortiz da Silveira
curitiba
2014
bruno Castilho
GUIDO DE ALMEIDA JUNIOR
gustavo
LUIS EDUARDO
THIAGO POSONSKI





Relatório da aula prática - metrologia
aula experimental – Relógio comparador



Prof. Nelson Ortiz da SilveiraCURITIBA
2014
SUMÁRIO








Introdução

A grandeza é uma comparação quantitativa com outra da mesma espécie tomada como padrão. Pode-se dizer então que a grandeza física é tudo aquilo que pode ser medida, e esse está associado a um número e a uma unidade. Para a medição de objetos, conforme o seu tamanho são necessários diferentes tipos de instrumentos de medição emétodos. Para a realização de uma determinada medição ou comparação têm-se vários tipos de instrumentos específicos. Cada instrumento possui uma determinada precisão e uma capacidade máxima de medição.
Em laboratório foram usados os relógios comparadores ,súbito e apalpadores, que auxiliados com uma série de acessórios, podem facilitar muito nos trabalhos relativos a ajustes, medições, comparações epreparações para uma atividade de produção de uma peça, por exemplo.




















Material Utilizado

Para os procedimentos em laboratório os materiais utilizados foram:
Relógio comparador centesimal;
Súbito;
Tubo;
Blocos padrões;
Relógio comparador milesimal;
Paquímetro (referência de medição) Base de granito;
Dispositivo de medição para relógioscomparadores;
Corpo de aço com vários diâmetros
Base de aço;
Padrão de profundidade;
Base magnética;
Torno Nardini Mascote 205;

Fresadora Cardoso.


















Fundamentação Teórica


Medir a grandeza de uma peça por comparação é determinar a diferença da grandeza existente entre ela e um padrão de dimensão pré-determinado.
O relógio comparador é um instrumento demedição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. O relógio é um instrumento de medição indireta. O termo de medição direta é tido como:

Dimensão da peça = Dimensão do padrão ± diferença

Como dimensão padrão também se pode utilizar uma peça original, de dimensões conhecidas, que é utilizada como referência.
O comparadorcentesimal é um instrumento comum de medição por comparação. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala.
As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala. Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira emsentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

Existem vários modelos de relógios comparadores. Os mais utilizados possuem resolução de 0,01 mm. O curso do relógio também varia de acordo com omodelo, porém os mais comuns são de 1 mm, 10 mm, .250" ou 1".




A escala dos relógios, em alguns modelos, se apresentam perpendicularmente em relação a ponta de contato (vertical). Caso apresentem um curso que implique mais de uma volta, os relógios comparadores possuem além do ponteiro normal, outro menor denominado contador de voltas do ponteiro principal.

Tipos de Relógios comparadoresRelógio Vertical



Alguns relógios trazem limitadores de tolerância. Esses limitadores são móveis, podendo ser ajustados nos valores máximos e mínimos permitidos para a peça que será medida.
Existem ainda os acessórios especiais que se adaptam aos relógios comparadores. Sua finalidade é possibilitar controle em série de peças, medições especiais de superfícies verticais, de profundidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metrologia
  • Metrologia
  • METROLOGIA
  • METROLOGIA
  • metrologia
  • metrologia
  • metrologia
  • metrologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!