Metose

817 palavras 4 páginas
Biologia conteudo

As divisões celulares são fundamentais para a reprodução dos indivíduos e das espécies.
Vamos lembrar das principais características dos procariontes. Esses seres são formados por uma única célula, mais simples, que não possuem organelas membranosas e não tem núcleo definido. Seus representantes mais conhecidos são as bactérias. Uma das características bem conhecidas das bactérias é que em um intervalo curto de tempo, um dia, por exemplo, apenas um indivíduo pode gerar milhões. A sua reprodução é rápida e bem simples. Uma célula se divide em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim sucessivamente.
Uma característica desse tipo de reprodução é que as células formadas são geneticamente similares à célula original, são clones.
Nas células eucarióticas, divisões similares à descrita acima também ocorrem. Nas eucélulas, essa divisão é chamada de MITOSE. Nessa divisão, uma célula mãe produz duas células filhas com as mesmas características da original. Assim, os genes da célula mãe são duplicados e transmitidos às duas células filhas. Os Cromossomos
Você certamente já ouviu falar dos cromossomos. Os cromossomos são estruturas celulares formadas pelo nosso material genético. Quimicamente, eles são ácido nucleico (DNA), envoltos por proteínas básicas chamadas de histonas. Esse DNA é de tal forma espiralizado e enrolado que forma uma estrutura microscópica que se localiza no núcleo das células eucariotas; os cromossomos.
Uma curiosidade, se esticarmos o DNA de uma única célula este poderá chegar a incríveis 2,5m de comprimento.

O número de cromossomos varia entre as espécies. O ser humano possui 46, o boi possui 60, o milho possui 20, o peixinho dourado possui 104. As bactérias possuem um único cromossomo que está localizado no citoplasma, em uma região chamada de nucleoide.
Os organismos mais complexos como animais e vegetais apresentam, em geral, um número maior de cromossomos, variando de quatro até mais de cem. Estes

Relacionados

  • Metose
    1699 palavras | 7 páginas
  • Meiose e Mitose
    1392 palavras | 6 páginas
  • 5524884
    3101 palavras | 13 páginas