Metology

284 palavras 2 páginas
.
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao controle mútuo pela discussão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas. É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva à certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado. É essa a Posição de Popper para o método. Para Bunge, as etapas para esse método são: colocação do problema; construção de um modelo teórico; dedução de conseqüências particulares; teste das hipóteses; adição ou introdução das conclusões na teoria. Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as idéias”. A filosofia descreve a realidade e a reflete, portanto a dialética busca, não interpretar, mas refletir acerca da realidade. Por isso, seus três momentos (tese, antítese e síntese) não são um método, mas derivam da dialética mesma, da natureza das coisas.
As quatros leis fundamentais da dialética são: ação recíproca, unidade polar, ou seja, onde “tudo se relaciona”; mudança dialética, negação da negação, ou seja, onde tudo se transforma ; passagem da quantidade à qualidade , ou seja, mudança qualitativa; interpretação dos contrários, contradição ou luta dos contrários.
Estudando-se a contradição, como princípio do desenvolvimento, e possível destacar seus principais caracteres: A contradição é interna; A contradição é inovadora ; Unidade dos

Relacionados