Metologia cientifica Perguntas e respostas

Páginas: 8 (1805 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
1 — Explicar o método lógico e o método didático de estudo, com a explicação dos seus procedimentos. (p. 10)
Resposta: Método lógico: tem a intenção de criar um entendimento organizado em uma pessoa mediante um sistema lógico claro, coerente, racional, que possa ser alcançado por quatro procedimentos. 1- A análise que é uma ação e observar o estudo em cada parte. 2- Á síntese, depois deanalisar em cada parte, o pensamento eleva-se a partir deles para o todo que os inclui e suas unidades. 3- Induções que serve para o orientamento do pensamento do parcular para o universal. 4- A dedução ela é útil para passar do universal para o especifico.
Método didático: ativa o pensamento mediante técnicas adaptadas ao sujeito e ao um determinado grupo de aprendizagem, de acordo com sua capacidade,idade cronológica e mental, seu nível de conhecimentos, interesses, etc. O método didático facilita a aprendizagem e permite que o individuo chegue do mais fácil e acessível ao mais difícil, do mais simples ao mais complicado, do concreto ao abstrato, do próximo e imediato ao mais remoto, do mais conhecido ao menos conhecido.
2 — Explicar as partes do método de Robinson (EPL2R). (p. 10-1)Resposta: Partes do método de Robinson. 1- Explorar: a primeira coisa que começamos a ler um livro é explorar, indagar as suas finalidades e os propósitos que leva o autor a escrevê-lo, o prefacio, os índices da obra e os resumos oferecidos no final de cada capitulo, podem nos ajudar nessa tarefa. Dar uma breve olhada nos elementos e conteúdos gerais do livro. Isso permite que tenhamos uma visão maiorda obra. 2- Perguntar: perguntar a si mesmo sobre o que o autor ainda não respondeu, assim adotamos uma atitude critica e ativa. Isto é, não recebemos passivamente o que o autor diz, mas dialogamos com ele e retribuímos o que lemos aos nossos pessoais interesses. 3-Ler: analisar e saber resumir. Uma leitura ativa nos obriga a sublinhar, a fazer anotações e elaborar esquemas. Saber ler e ser capazde discriminar o essencial do acessório, saber distinguir as ideias principais dos simples detalhes. 4- Rememorar: devemos ser capazes de resumir para nos mesmo o que lemos, esse resumo ajuda a gravar as ideias mais importantes. Independente se for do capitulo ou do parágrafo. A rememoração potencializa nossa memória e nossa atenção, mantendo nosso interesse atento. 5- Repassar: colocar empratica bem rapidamente o que lemos ou estudamos, é a melhor maneira de garantirmos a memorização. Contar aos outros os que estamos lendo ou estudando, também ajuda a repassar, é bom fazer isso porque ajuda a refletir sobre o assunto, e discutir com os colegas quanto antes mesmo que seja por alguns minutos.
3 — Quando o leitor deve sublinhar o texto? Por que o deve fazer? (p. 14-5)
Resposta: Quandoencontrar as ideias principais, os termos técnicos e as classificações e etc. é fundamental conhecer o significado de todas as palavras isoladas no textos em que se encontram. É conveniente sublinhar porque é uma técnica que permite chegar rapidamente a compreensão da estrutura e da organização de um texto, ajuda na atenção evitando distrações e a perda de tempo, favorece ao estudo ativo e captar oessencial de cada parágrafo e quando se destaca o essencial do secundário, aumenta-se o sentido critico da leitura. E útil para repassar a matéria em pouco tempo. É condição indispensável para elaborar esquemas e resumos, favorece a assimilação e desenvolve a capacidade de analise e de síntese.
4 — Na opinião de Paulo Freire, o que significa assumir o papel de sujeito do ato de estudar? (p. 21)Resposta: Significa ser ativo, participativo, critico, e prática a leitura. Deixa-se invadir pelo que afirma o autor, absorve os conteúdos do texto.
5 — Como se processa a relação de diálogo leitor-autor do texto? (p. 22)
Resposta: Que o ato de estudar é assumir uma relação de dialogo com o autor do texto, cuja mediação se encontra nos temas de que ele trata. Esta relação dialógica implica na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodologia cientifica perguntas e respostas
  • Metodologia Científica
  • Metologia cientifica
  • metologia científica
  • metologia cientifica
  • metologia cientifica
  • metologia cientifica
  • metologia cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!