Metofísica

277 palavras 2 páginas
Do grego, meta, que significa depois de, além de. E física ou natureza. É a parte da filosofia que busca o principio e as causa fundamentais de todas as coisas com questões, que em geral, não podem ser confirmadas por experiência direta.
A palavra metafísica teve origem por volta de 50 A.C, quando Andronico de Rodes ao organizar os textos de Aristóteles dá o nome de “metafísica” aos textos que sucedia os de física.
Na Metafísica, Aristóteles afirma que a Filosofia Primeira estuda os primeiros princípios e as causas primeiras de todas as coisas e investiga “o Ser enquanto Ser”.
Ao definir a ontologia ou metafísica como estudo do “Ser enquanto Ser”, Aristóteles está dizendo que a Filosofia Primeira estuda as essências sem diferenciar essências físicas, matemáticas, astronômicas, humanas, técnicas, etc., pois cabe às diferentes ciências estuda-las enquanto diferentes entre si. À metafísica cabem três estudos:
1. O do ser divino, a realidade primeira e suprema da qual todo o restante procura aproximar-se, imitando sua perfeição imutável. As coisas se transformam, diz Aristóteles, porque desejam encontrar sua essência total e perfeita, imutável como a essência divina. É pela mudança incessante que buscam imitar o que não muda nunca. Por isso, o ser divino é o Primeiro Motor Imóvel do mundo, isto é, aquilo que, sem agir diretamente sobre as coisas, ficando à distância delas, as atrai, é desejado por elas. Tal desejo as faz mudar para, um dia, não mais mudar (esse desejo, diz Aristóteles, explica por que há o devir e por que o devir é eterno, pois as coisas naturais nunca poderão alcançar o que desejam, isto é, a perfeição

Relacionados

  • Metafisica crista
    2691 palavras | 11 páginas
  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas