metodos ua01

2506 palavras 11 páginas
Tecnologia em Processos Gerenciais

Métodos para Produção do Conhecimento

O que é o conhecimento? 1
Métodos para Produção do Conhecimento
O que é o conhecimento?

Objetivos da Unidade de aprendizagem
Ao final da UA o aluno deverá ser capaz de compreender que a teoria do conhecimento é inerente à produção científica e tecnológica.

Competências
Compreensão de que o conhecimento é socialmente produzido nas relações que temos com o mundo e conosco mesmo.

Habilidades
Saber definir o que é o conhecimento e perceber que o sucesso no Curso de Processos Gerenciais dependerá, principalmente, da sua postura perante novos conhecimentos e da aceitação dos desafios do processo de ensino-aprendizagem Apresentação
O entendimento do conceito da teoria do conhecimento constitui um ponto de partida para a compreensão da importância da produção científica e tecnológica.
No cotidiano nos deparamos com as novas práticas de produção, comercialização e consumo de bens e serviços, bem como de circulação e de valorização do capital, a partir da maior intensidade no uso de informação e conhecimento nesses processos.
Dessa maneira, não há mais como se manter alheio às convergências das tecnologias da informação e comunicação, pois no mundo atual, esses artefatos são percebidos como personagens centrais na conformação de uma nova economia.
A sociedade deve entender que esse novo papel da informação e do conhecimento, nos últimos tempos vem provocando modificações substantivas nas relações, forma e conteúdo do trabalho.
Assim, a modificação no trabalho apoia-se em novas práticas, que por sua vez ancora-se em novos saberes e competências, bem como em novos aparatos instrumentais tecnológicos, tanto como em novas formas de inovar e de organizar o processo produtivo.

Para Começar
O conhecimento implica em escolhas e nunca é uma ação unilateral.
Quem conhece, conhece algo, assim, ele nasce primeiro de uma relação conosco mesmo, depois sucessivamente, com as pessoas, com as situações
e

Relacionados

  • PROPOSTA DE UM MODELO DE CUSTEIO PARA A PRODUÇÃO DE UVA EM PETROLINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MÉTODOS
    18544 palavras | 75 páginas
  • A importância das PME na estrutura industrial portuguesa
    5017 palavras | 21 páginas