METODOS QUNTITATIVOS

2309 palavras 10 páginas
ESTUDO DIRIGIDO PARA DISCIPLINA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

Neste módulo você aprendeu noções básicas fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem da aplicação de Métodos Quantitativos.
Agora, chegou a hora de demonstrar seu conhecimento realizando as avaliações (objetiva e discursiva) pertinentes ao conteúdo. Para ajudá-lo, elaboramos este Estudo Dirigido como uma ferramenta para auxiliar no seu processo de aprendizagem. Nele você poderá rever aspectos importantes que possibilitarão o entendimento do conteúdo.
Como se trata de uso da matemática, muitos cálculos de índices são extensos e de difícil assimilação sem seu uso contínuo, pois são extraídos de fórmulas complexas, por isso a maioria dos cálculos, desde os básicos até o cálculos médios foram desenvolvidos com você nas duas aulas práticas, as quais estão ou estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no link aulas interativas. Esses cálculos básicos até médios, os quais foram parte integrante das atividades pedagógicas poderão ser cobrados em avaliações futuras, diferente dos cálculos dos exercícios do capítulo sobre Correlação e regressão linear múltipla, de onde serão cobrados os conceitos, ou seja, só teoria. Quando lidamos com grandezas simples (um único item ou variável), o índice é qualificado como índice elementar ou simples, por outro lado, quando lidamos com grandezas complexas (aquelas expressas por muitos valores), denominamos de “Índice sintético ou composto”.
Os números índices, ou simplesmente índices, são medidas estatísticas frequentemente usadas para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e para obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas ocorridas ao longo do tempo, por ser medida estatística, normalmente os índices são fornecidos em forma percentual (ou porcentual).
É importante ressaltar que os números índices são destituídos de qualquer significado se não forem especificadas as datas a que se referem.

Relacionados

  • Gestão e Orçamento Empresarial
    4703 palavras | 19 páginas
  • Modelagem
    35247 palavras | 141 páginas