metodos de sterilização

Páginas: 12 (2914 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
METODOS DE STERILIZAÇÃO.

Os método de esterilização tem por finalidade remover, ou destruir todas as formas de vida, animal ou vegetal, macroscópica ou microscópica, do produto considerado, sem garantir a inativação de toxinas e enzimas celulares. O procedimento selecionado para atingir o nível de garantia de esterilidade depende do conhecimento da natureza do material a ser esterilizado; doprocesso de esterilização a ser empregado e das alterações que podem ocorrer no material, em função da esterilização. O conhecimento do tipo, da quantidade e da fonte dos contaminantes nos produtos, antes da esterilização, e a aplicação de métodos para minimizar tal contaminação e preveni-la pós-processamento contribuem para assegurar o êxito da esterilização. (FARMACOPEIA BRASLEIRA, 2010).Métodos Físicos:
Esterilização pelo calor
O calor é o agente esterilizante mais simples, econômico e seguro de que se dispõe, contudo a sensibilidade dos diferentes micro-organismos à ação do calor é bastante variada, sendo as formas esporuladas as mais resistentes. A eficiência na inativação dos micro-organismos é dependente da temperatura, tempo de exposição e presença de água, pois na presençadessa são exigidos menores tempos de exposição e temperaturas. A esterilização pelo calor úmido causa a coagulação das proteínas celulares dos micro-organismos, enquanto a esterilização pelo calor seco se dá em função de processos oxidativos, que necessitam de altas temperaturas e longo tempo de exposição.

Calor úmido.
O processo de esterilização empregando vapor saturado sob pressão érealizado em câmara denominada autoclave. O princípio básico de operação é a substituição do ar da câmara por vapor saturado. Para deslocar ar mais eficientemente da câmara e de dentro dos produtos, o ciclo de esterilização pode incluir estágios de evacuação de ar e de vapor. Para esse método de esterilização, a condição de referência para esterilização de preparações aquosas é de aquecimento de, nomínimo, 121 °C por pelo menos 15 minutos. Combinações distintas de tempo e temperatura podem ser utilizadas, contanto que validadas e que demonstrem a eficácia do processo escolhido, proporcionando um nível adequado e reprodutível de letalidade quando operado, rotineiramente, dentro das tolerâncias estabelecidas. São aplicados procedimentos e precauções de modo a atingir um nível de segurança deesterilidade de 10−6 ou melhor.
Combinações de tempo e temperatura devem ser estabelecidas baseadas em fatores como natureza do material e sua termolabilidade, penetrabilidade do vapor no produto a ser esterilizado e outros parâmetros definidos no processo de validação. Quando for utilizada temperatura de esterilização diferente de 121 °C, o conceito de F0 deve ser empregado. O F0 em uma temperaturaparticular diferente de 121 °C, é o tempo em minutos necessário para fornecer a letalidade equivalente àquela fornecida a 121 °C durante um referido tempo. F0 é uma medida da eficácia esterilizante, isso é, é o número de minutos de esterilização térmica por vapor à determinada temperatura fornecida a um recipiente ou unidade de produto num dado valor Z. (FARMACOPEIA BRASILEIRA. 2010).
Calor secoA esterilização térmica por calor seco é realizada em estufa com distribuição homogênea do calor, que pode ser obtida por circulação forçada de ar. Podem ser esterilizados artigos como vidros, metais, pós, vaselinas, gorduras, ceras, soluções e suspensões oleosas, e tecidos especiais. Esse processo é aplicado, principalmente, para materiais sensíveis à esterilização por calor úmido. Para essemétodo de esterilização, a condição de referência é uma temperatura mínima de 160 °C por, pelo menos, 2 horas. Combinações distintas de tempo e temperatura podem ser utilizadas, contanto que validadas e que demonstrem a eficácia do processo escolhido, proporcionando um nível adequado e reprodutível de letalidade quando operado rotineiramente dentro das tolerâncias estabelecidas. (FARMACOPEIA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O método e os métodos
  • metodos
  • metodo
  • Metodos
  • Metodo
  • METODOS
  • Metodos
  • Metodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!