Metodos de observação

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
ESTUDO DIRIGIDO

DISCIPLINA: MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA

1) Identifique e cite os possíveis artigos do Código de Ética do Psicólogo nos quais são identificadas considerações/ advertências sobre as práticas adotadas pelo psicólogo durante o trabalho de pesquisa.

Art. 16 - O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento edesenvolvimento de tecnologias:
Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas;
Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípiosdeste Código;
Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

2) Defina termo de consentimento informado (ou termo de consentimento livre e esclarecido).

O consentimento informado é um elemento característico do atual exercício da medicina, não é apenas uma doutrina legal, mas um direitomoral dos pacientes que gera obrigações morais para os médicos.

3) Conceitue ética.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimentode justiça social.

4) Qual a função de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)?

É função do CEP revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos e de pesquisa com material advindo de seres humanos, visando resguardar a integridade e os direitos dos participantes. Este comitê possui autonomia, não tendo vínculo funcional com a instituição.

5) Diferencie observação sistemática eassistemática.

A observação assistemática é aquela que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrência de fenómenos que surgem de imprevisto.
E a observação sistemática é a que se realiza em condições controladas para se responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Requer planificação e necessita de operações específicas para o seudesenvolvimento.

6) Do que se trata validade e fidedignidade?

Validade - A extensão em que os dados coletados se aplicam à hipótese de pesquisa da maneira pretendida.
Fidedignidade - A extensão em que uma medida é estável e consistente ao longo do tempo, em condições semelhantes.

7) O que são variáveis e quais os tipos?

Variáveis - Referem-se a tudo que pode ser medido e que pode variar.Variável independente - Em um experimento, a condição que é manipulada pelo experimentandor para examinar seu impacto sobre a variável dependente.

Variável dependente - Em um experimento, a medida que é afetada pela manipulação da variável independente.


8) Qual a relação entre dados, teoria e hipótese?

O processo impírico reflete uma interação dinâmica entre esses três elementosessenciais. Teoria, que é uma idéia ou modelo de como algo no mundo funciona. Segundo, a hipótese, que é uma predição específica do que deve ser observado de a teoria em consideração estiver correta. Dessa maneira a hipótese serve como um teste direto da teoria. Terceiro, deve haver uma pesquisa, que envolve a sistemática e cuidadosa coleta de dados, ou informações objetivas, para examinar ou testarse a hipótese - e, essencilamente, a teoria correspondente - é na verdade, sustentável.

9) Quais as principais características dos estudos correlacionais, descritivos e dos experimentos?

Estudo correlacional - Examina como as variáveis estão naturalmente relacionadas no mundo real, sem qualquer tentativa, por parte dos pesquisadores, de alterá-las ou modificá-las.
Estudos descritivos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de observação
  • metódos de observação
  • Métodos de observação
  • Método de Observação
  • metódos de observação
  • Método de Observação
  • Métodos Observação
  • Métodos de observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!