Metodos de custeio e apropriação

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013




Métodos de Custeio e Apropriação







Métodos de custeio
Somente o custeio por absorção é admissível para efeitos contábeis. O custo padrão pode ser adotado, na contabilidade , desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais. Os principais métodos de custeio são:
Custeio por Absorção:
Também chamado de “Custeio Integral”, ele consiste naapropriação de todos os custos, causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, sendo todos os gastos relativos a fabricação distribuídos para todos o produtos feitos.
Principais características:
Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e /ou indiretos.
Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção ) quando houverdois ou mais produtos ou serviços.
É o critério legal exigido no Brasil. Mas nem sempre é útil como ferramenta de analise de custos , por possibilitar mascarar desperdícios e outras ineficiência produtivas.
Seus resultados sofrem influencia direta do volume de produção

Custeio Variável:
Também chamado como método de custo direto, para tipo de custo atribui uma classificação especifica, naforma de custos fixos ou custos variável.
O Custo final do produto (ou serviço) é a soma do custo variável, dividido pela produção, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. É um método muito utilizado, mas , por sua restrição fiscal e legal, implica na exigência de dois sistemas de custos:
1- Sistema de custo contábil ( absorção ou integral)
2- Uma sistemáticade apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.


Custeio Padrão:
É um custo pré- atribuído, indica um “custo ideal” que devera ser perseguido, servindo de base, para a administração mediar a eficiência da produção e conhecer as variações de custo.Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela industria nas condições de plena eficiência e Maximo rendimento.
Principaiscaracterísticas:
Pre -fixação de seu valor com base no histórico ou em metas a serem perseguidas pela empresa;
Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo meto de custo por absorção).
Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade dedados contábeis.
Custos baseado em atividade (ABC)
Neste método as atividades são o foco do processo de custeio, Os custo são investigados relacionado-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou serviço em questão.
As bases de alocação são medições das atividades executadas, que podem incluir horas do tempo de ajuste demaquina ou numero de vezes em que isso foi feito, ou demais maneiras de distribuição em função da atividade que esta sendo analisada.
Os principais objetivos da implantação de um sistema de gerenciamento de custos com base nas atividade (ABC)estão relacionados com a facilidade e precisão que a administração terá para:
Apurar e controlar seus custos de produção e principalmente, os custos indiretosde fabricação;
Identificar e mensurar os custos da não qualidade (falhas internas e externas, etc)
Levantar informações sobre as oportunidades para eliminar desperdícios e aperfeiçoar atividades ou eliminar/ reduzir atividade que não agregam ao produto um valor percebido pelo cliente.
Identificar os produtos e clientes mais lucrativos
Subsidiar o redimensionamento da plataforma de vendas(distribuidores e revendedores)
Melhorar substancialmente sua base de informações para tomada de decisões . Estabelecer um conjunto capaz de medir a eficiência e a eficácia sob os aspectos produtivo, comercial , financeiro e societário.
O método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos ( o que foi gasto ) , Atividades executadas ( onde foi gasto ) e Objeto de Custo ( para quem foi gasto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos de custeio
  • Metodos de Custeio
  • Métodos de custeio
  • metodos de custeio
  • Metodos de custeio
  • Métodos de Custeio
  • Métodos de Custeio
  • metodos de custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!