Metodos de custeio krw

396 palavras 2 páginas
Método de Custeio RKW
O método de custeio RKW (abreviação de Reichskuratorium fur
Wirtschaftlichtkeit) nasceu no século XX originalmente da Alemanha, uma forma de alocação de custos e despesas, que consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive a financeira, a todos os produtos. (MARTINS, 2009).
Ferreira (2007, p. 105) relata que o RKW “não é estritamente um sistema de custeio, uma vez que não se limita à apropriação de custos, mas um sistema de alocação de custos e despesas.”
Algumas dificuldades práticas e limitações conceituais para o uso desse método:
_ como encontrar o custo unitário do produto (CPV) no dia-a-dia, já que ele contém uma parcela dos custo fixo total;
_ como encontrar as despesas operacionais por unidades, no dia-a-dia;
_ as oscilações no volume de produção e seus efeitos no custo fixo unitário não são considerados;
_ os vários rateios necessários para alocar os custos fixos aos departamentos e destes aos produtos trazem consigo muitas distorções.
Ferreira (2007, p. 105) complementa:
No RKW, primeiro, os custos e despesas são distribuídos entre os diversos setores ou departamentos e em seguida, alocados aos produtos. Esse critério pode ser utilizado como base para a fixação do preço de venda de um produto, uma vez que, calculados os gastos de produção e venda, basta se acrescentar a margem de lucro para se chegar ao preço de venda. O problema é que, numa economia de mercado, normalmente o preço de venda não pode ser fixado sem considerar fatores como a concorrência e a procura pelos consumidores. O preço de venda fixado pelo RKW pode não ser aceito pelos consumidores, por estar acima do preço da concorrência.
Isso faz com o RKW possa ter aplicação apenas em regime de monopólio ou de economia centralizada com rígido controle da produção e fixação de preços. Também é possível a aplicação do RKW para o cálculo dos preços de serviços públicos concedidos.

Relacionados

  • ressurgimento da empresa naval
    184007 palavras | 737 páginas
  • Arquivos
    36011 palavras | 145 páginas
  • Roberto Caparroz Com rcio Internacional Esquematizado
    298623 palavras | 1195 páginas