Metodos de alfabetização

Páginas: 28 (6980 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1 INTRODUÇÃO

Escolhemos esse tema para o nosso trabalho porque achamos válido refletir sobre a alfabetização e a diversidade metodológica. Este inicia-se com um breve relato sobre a evolução da alfabetização no processo histórico social. O trabalho foi fundamentado em consultas bibliográficas e em observações da prática na escola e procura um conhecimento maior de todo o processo dealfabetização.
O mesmo pretende servir como instrumento auxiliar do trabalho cotidiano na escola, introduzindo a criança no mundo da literatura e da escrita na fase inicial da aprendizagem, tornando-a capaz de usar a linguagem desta para sua necessidade individual de crescer cognitivamente podendo, assim, atender ás várias demandas de uma sociedade que prestigia a linguagem que não é sua.Ao longo do tempo, o conceito de alfabetização tem sofrido mudanças para responder ás necessidades da sociedade.
Hodiernamente, diferentes definições de alfabetização colocam-se à disposição dos educadores como resultante das divergências de pensamentos dos pesquisadores sobre o assunto e que influenciam, grandemente, os sistemas educacionais. Então, não há unanimidade no sentido de se definiro que vem a ser a tarefa de alfabetizar.
Para se atender melhor esta tarefa é preciso conhecer o desenvolvimento da criança e da sua linguagem e os reflexos deste no processo de aprendizagem e no uso da língua. A análise de alguns métodos e processos de alfabetização mostra, parcialmente, a evolução do pensamento dos educadores demonstrando que cada passo desta evolução aprimora-se mais amaneira de pensar esta prática pedagógica.
Dentro desta reflexão destacamos a atuação alfabetizadora mais recente que é a proposta construtivista, vista-não como método, mas, como uma prática que busca a construção do conhecimento.

2. BREVE RELATO DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Alfabetizar tem sido, há muito tempo, um constante objeto de questionamento. O que é? Como acontece? Quaissão os métodos ou processos adequados?
Em 1951, uma comissão de educadores foi convocada pela UNESCO, órgão da ONU, para definir alfabetização. A mesma foi definida pelo critério do bilhete - ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece.
Até o nascimento da escola pública, que se seguiu à Revolução Francesa, não havia porque discutir, o que era era alfabetização. Ao surgir oensino público precisou-se definir o que é alfabetização para, assim, definir-se o seu papel, ou seja, o que a escola pública deferia ensinar e para quê?
O processo de industrialização na Europa exigia que os trabalhadores tivessem um mínimo de conhecimento do código da língua escrita. Assim, a palavra escrita passava a assumir um papel mais especial na comunicação de mensagens, pois o homemtinha que saber decodificar mensagens simples na fábrica e nas ruas das cidades que cresciam.
Á escola pública cabia, então, transmitir aos trabalhadores as primeiras noções da língua escrita. Porém, não havia preocupação com a formação seguinte do indivíduo. Muito menos com seu papel enquanto cidadão. Assim, a escola cumpriria o papel exigido pela sociedade da época, que reservava oconhecimento aos filhos das famílias nobres.
Na década de 50 a UNESCO, para constatar como andava a alfabetização, nomeou uma comissão de especialistas para definir o que seria uma pessoa alfabetizada, textualmente, o conceito adotado então pela UNESCO dizia: “O alfabetizado é um pessoa capaz de ler e escrever, com compreensão, uma breve e simples exposição de fatos relativos á vida cotidiana”(LAGOA, 1990, p.14).
A própria UNESCO já defendia assim um conceito mais elaborado de alfabetização, superando a tese do bilhete. Anos mais tarde, a mesma UNESCO chega á conclusão que não bastava passar um código lingüístico para as pessoas, pois esse código era aprendido mecanicamente e acabava esquecido.
Então, (1960) a alfabetização oferecida pela escola deveria ser parte de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de alfabetização
  • Metodos de alfabetização
  • MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
  • Métodos de Alfabetização
  • metodos de alfabetizacao
  • Métodos de alfabetização
  • Metodo de Alfabetização
  • Metodos de alfabetizacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!