Metodos cromatográficos

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
Índice

Introdução ………………………………………………………………………………………………….1
O que é cromatografia………………………………………………………………………………...2
Tipos de Cromatografia……………………………………………………………………………….3
Actividade experimental…………………………………………………………………………….6
Registo e interpretação dos resultados………………………………………………………7
Conclusão ………………………………………………………………………………………………….8
Ficha de Trabalho………………………………………………………………………………………..9Bibliografia………………………………………………………………………………………………….10

O que é a Cromatografia?

A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel eestacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
Esta técnica, relativamente recente é hoje muito utilizada, pois aplica-se mesmo quando as substâncias a separar se encontram em pequenas quantidades e apresentam propriedades semelhantes. Tem ainda a vantagem de ser rápida, podendo ser utilizada quer em misturas coradas quer incolores.



Fig.1 exemplo decromatografia

















Introdução
Um dos problemas que continuamente desafiam os bioquímicos é a separação e a purificação de um ou mais compostos de uma mistura complexa. Um dos mais convenientes métodos para realizar tal separação é o uso de técnicas cromatográficas, tais técnicas podem ser usadas para separação de grandes quantidades ou pequenas quantidades dematerial.
Espero ser clara e objectiva no decorrer do trabalho.





















Tipos de Cromatografia
Existem vários tipos de cromatografia :
1. Cromatografia líquida:



2. Cromatografia gasosa:

3. Cromatografia de camada fina:


4. Cromatografia em papel:


5. Cromatografia em coluna



Oprocesso cromatográfico está dependente do tipo de equilíbrio estabelecido entre as fases (móvel e estacionária) e a mistura a separar, sendo de maior importância o equilíbrio entre a fase estacionária e a mistura. De uma maneira geral, quando a fase estacionária é sólida o processo cromatográfico é o de adsorção (fica à superfície), baseia-se nas diferentes afinidades adsorventes da superfície dafase estacionária pelas moléculas da substância a separar.
Se a fase estacionária é liquida, o processo cromatográfico é o de partição baseando-se este nas diferentes solubilidades dos componentes da mistura em relação às duas fases liquidas.
Na cromatografia em papel a retenção das substâncias é devida à partição entre as fases líquidas, uma móvel e outra estacionária, sendo esta constituídapelo liquido adsorvido no papel. Encontra-se bastante divulgada devido à sua facilidade experimental.
As amostras são colocadas sob a forma de pequenas manchas circulares perto de uma das extremidades do suporte. A fase móvel desloca-se desta extremidade em direcção à extremidade oposta, arrastando as substâncias a separar com velocidades diferentes. Após o desenvolvimento do cromatograma, adetecção das substâncias pode ser feita através da cor, ou da transformação da substância incolor em uma outra, colorida por adição de um revelador químico. São várias as técnicas de desenvolvimento do cromatograma : ascendente, descendente, radial ou horizontal.

Exemplo de um cromatograma.


















Actividade laboratorial
Objectivo: separação doscomponentes de uma mistura homogénea através da cromatografia.
Fundamento teórico: A cromatografia consiste numa separação dos componentes de uma mistura com base nas suas diferentes afinidades para serem retidos por um material estacionário, quando são arrastados por um solvente apropriado.
Material:
* Papel de cromatografia
* Marcadores de diferentes cores
* Câmara...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carbamazepina
  • - Síntese e purificação de substâncias orgânicas líquidas e sólidas;
  • O método e os métodos
  • metodos
  • metodo
  • Metodos
  • Metodo
  • METODOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!