Metodos Contraceptivos

Páginas: 12 (2876 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonalinjetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relaçõessexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.
É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.
Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários,são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodosirreversíveis, também conhecidos como definitivos,são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.


PRESERVATIVO (CAMISINHA)
Nome: Preservativo é um invólucro de borracha que impede que os espermatozoides penetrem na vagina. É feito de látex. Geralmente já vem lubrificado, existindo em várias cores e aromas. Tem um tamanho único, e éencontrado em farmácias e supermercados.
Como usar: Deve-se colocar sobre o pênis ereto, antes da penetração, deixando um pequeno espaço na ponta para recolher o esperma e este não ir para o óvulo. Nunca deverá ser reutilizado. Retirar com o pênis ainda ereto.
Vantagens:De fácil utilização, não precisa de controlo médico, nem tem efeitos secundários, reduz o risco de transmissão de DST’s e orisco de engravidar. Reduz o risco de gonorreia nos homens.
Desvantagens: Se for mal aplicado ou utilizado mais de uma vez, pode romper, não evitando a transmissão do esperma. Algumas pessoas são alérgicas ao látex, material de que são compostos a maioria dos preservativos disponíveis (existem também preservativos em outros materiais).


DIAFRAGMA
Nome: Diafragma espécie de capinha deborracha ou silicone, com um anel elástico à volta, que se coloca no interior da vagina, cobrindo o colo do útero. Atua como uma barreira, impedindo que os espermatozoides alcancem o ovócito, e que se dê a fecundação.
Como usar: Usa-se com cremes espermicidas, postos dentro do diafragma. Consultar o ginecologista para determinar a medida necessária, e como colocar.
Vantagens: Pode ser reutilizado, ese seguidas as instruções de uso, pode durar ate 2 anos, não interferindo com o ciclo menstrual. Não atrapalha a relação sexual pois, em geral, homens e mulheres não sentem sua presença. Pode ser usado junto com o preservativo masculino, aumentando assim, a proteção.
Desvantagens: O diafragma exige disciplina em seu uso. (por isso sugerimos que a pessoa coloque todos os dias, mesmo que não saibase terá relações sexuais, assim evita ser pega desprevenida.) Não evita as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a AIDS.



DIU
 Nome: Dispositivo Intra Uterino, pequeno objeto flexível de plástico ou metal, com diferentes formas, inserido por um médico. Introduz-se no útero, dificultando o trajeto dos espermatozoides até as trompas de Falópio, impedindo assim a nidificação noendométrio.
Como usar: É aplicado por um ginecologista, no útero, e dura entre 3 a 5 anos. Recomendado para adolescentes ou mulheres que nunca tenham tido filhos.
Vantagens: As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva, sem que tenham que associar a contracepção a qualquer gesto diário. Exceto por alguns dispositivos específicos, o DIU não é um método hormonal, sendo indicado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Métodos contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!